OPA do BBVA ao Sabadell sofre revés na concorrência espanhola
O regulador decidiu lançar uma investigação profunda sobre o negócio de 11 mil milhões de euros "à luz das circunstâncias da transação e o potencial impacto na efetiva concorrência".
O BBVA sofreu um duro revés junto da autoridade da concorrência espanhola na oferta pública de aquisição (OPA) sobre o rival Sabadell. O regulador decidiu lançar uma investigação profunda sobre o negócio de 11 mil milhões de euros “à luz das circunstâncias da transação e o potencial impacto na efetiva concorrência”.
A Comisión Nacional de los Mercados y la Competencia (CNMC) anunciou esta terça-feira que irá submeter a operação à chamada “fase 2”, que lhe dará mais três meses para avaliar a OPA hostil lançada em maio e ouvir mais partes interessadas no processo.
A decisão da CNMC era de alguma forma esperada pelos analistas tendo em conta que a transação tem levantado fortes críticas não só dentro da administração do Sabadell, mas também do Governo espanhola e das regiões autónomas.
Porém, representa um duro revés nos interesses do BBVA, pois esperava que o regulador pudesse aprovar o negócio com poucos remédios (como aconteceu com o CaixaBank/Bankia).
Em vez disso, uma análise mais profunda poderá implicar soluções regulatórias mais exigentes para o banco liderado por Carlos Torres, que já disse, entretanto, que irá trabalhar “de forma construtiva” com a CNMC no sentido de chegar a um compromisso para avançar com a OPA.
O Sabadell considera que uma fusão teria impacto negativo nas condições de concorrência no mercado de crédito às pequenas e médias empresas espanholas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
OPA do BBVA ao Sabadell sofre revés na concorrência espanhola
{{ noCommentsLabel }}