Prémio salarial de licenciados cai, mas do mestrado sobe. Tecnologias têm o mais elevado

Estudo aponta para redução do prémio salarial associado ao ensino secundário e licenciatura. Ramos de atividade escondem diferenças, com conhecimento e tecnologia a gerar os mais elevados.

O prémio salarial, ou a diferença de remunerações entre os trabalhadores da mesma idade e do mesmo sexo, mas com níveis de ensino distinto, tem vindo a reduzir-se há duas décadas para quem tem o ensino secundário e a licenciatura, conclui um estudo do Centro de Planeamento e Avaliação de Políticas Públicas (PLANAPP), divulgado esta terça-feira. Por outro lado, o prémio salarial tem vindo a aumentar para os mestrados.

As qualificações dos trabalhadores em Portugal melhoraram substancialmente entre 1991 e 2021, o que influencia este quadro. Em três décadas, a proporção de trabalhadores com ensino básico reduziu-se em quase metade, enquanto a proporção de trabalhadores com ensino superior foi multiplicada por 10, recorda o estudo.

Assim, apesar de existir uma associação positiva entre o nível de educação e os salários auferidos, regista-se “uma redução dos prémios salariais médios associados ao ensino secundário e à licenciatura, ainda que, mais recentemente, aquele comportamento tenha sido acompanhado pelo aumento dos prémios associados ao ensino pós-secundário não superior e ao mestrado“.

O estudo conclui, assim, que o prémio salarial dos trabalhadores com o secundário e com a licenciatura já atingiu o seu pico em 2006 e em 1996, respetivamente. Desde então, o prémio “tem vindo a reduzir-se progressivamente, chegando, em 2021, a perto de 42%”.

Segundo a análise, “os prémios do mestrado (e, ainda que de modo menos robusto, do doutoramento) têm aumentado“, ao mesmo tempo que “a tendência de subida do prémio salarial no ensino pós-secundário não superior (versus o secundário) no período em análise, ainda que somente impulsionado pelo prémio médio dos homens”.

Deste modo, os trabalhadores que ganharam prémios mais baixos aumentaram o seu peso relativo no conjunto de trabalhadores com o mesmo nível de ensino, embora os prémios mais altos não tenham desaparecido. “Como consequência, estes níveis de ensino tornaram-se mais desiguais em termos do prémio salarial que lhes está associado”, refere. Já no universo dos trabalhadores com ensino pós-secundário não superior e os com mestrado tornaram-se mais igualitários.

“Merece, em qualquer caso, destaque o facto de que, entre trabalhadores licenciados, a distribuição de prémios foi sempre, no período de 2010 a 2021, notoriamente menos desigual que as distribuições de prémios para os trabalhadores de ensino secundário, do ensino pós-secundário não superior e do mestrado“, pode ler-se.

Prémios salariais mais elevadas nas tecnologias

As áreas da tecnologia e conhecimento estão associadas a prémios salariais mais elevados, enquanto diferentes ramos dos serviços e indústria apresentam disparidades significativas, de acordo com o estudo.

O ramo de atividade da eletricidade, gás e água é o que se destaca por apresentara mediana de prémios salariais de mestrado mais elevada, enquanto a indústria da fabricação de coque e produtos petrolíferos apresenta a mediana de prémios de licenciatura mais alta“, indica.

Os autores destacam também os ramos das telecomunicações, dos transportes aéreos e das atividades de serviços financeiros. Por outro lado, a restauração tem a mediana de prémios de mestrado mais baixa, enquanto as atividades de investigação e segurança de prémios de licenciaturas mais reduzida.

O estudo sugere ainda que “a capacidade do tecido produtivo em Portugal absorver trabalhadores com qualificações superiores acompanhado de uma dinâmica sustentada de valorização salarial ocorre predominantemente ao nível do mestrado“.

Focado nas áreas de estudo, “as tecnologias da informação e comunicação, ciências exatas e da saúde, e engenharia tendem a ter prémios salariais mais elevados, apresentando, inclusive dinâmicas de valorização em termos relativos“. Destacam ainda uma “redução acentuada” da posição relativa das áreas de estudos associadas à educação nos prémios salariais para mestrados.

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