Direto OE2025: PS muda sentido de voto e trava aumento dos preços dos medicamentos genéricos
Contratações para o INEM, prémios para funcionários públicos que poupem recursos ou comparticipação de medicamentos para a menopausa foram algumas das propostas aprovadas no primeiro dia de votações.
Arrancou esta sexta-feira, na Assembleia da República, a maratona de votações do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) na especialidade. A manhã ficou marcada pelo debate entre o Governo e os partidos e esta tarde decorreu o primeiro de cinco dias de votação das propostas de alteração ao OE. Ao todo, são mais de 2.100 iniciativas. Contratação de 400 técnicos para o INEM, prémios para funcionários públicos que poupem recursos, corte nos órgãos consultivos do Estado ou comparticipação de medicamentos para mulheres na menopausa foram algumas das propostas aprovadas neste primeiro dia de votações.
O Parlamento confirmou, com a abstenção do PS e Chega, o novo IRS Jovem dirigido a trabalhadores até aos 35 anos e que alarga o benefício de cinco para 10 anos e deixa cair a exigência de uma licenciatura para aceder ao regime. Do mesmo modo foi viabilizada a atualização dos escalões do IRS em 4,6%, como previsto no OE.
A maratona parlamentar que prolonga-se até 29 de novembro, dia em que o plenário deverá confirmar a lei orçamental do ano que vem.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
OE2025: PS muda sentido de voto e trava aumento dos preços dos medicamentos genéricos
{{ noCommentsLabel }}