Presidente do regulador da bolsa dos EUA deixa cargo no dia da tomada de posse de Trump

  • ECO
  • 22 Novembro 2024

Gary Gensler, que liderou o regulador da bolsa americana com uma mão apertada em relação às criptomoedas, anunciou que vai deixar o cargo no dia 20 de janeiro.

O presidente da Securities and Exchange Comission (SEC), Gary Gensler, anunciou esta quinta-feira que vai deixar o cargo a 20 de janeiro, no dia de tomada de posse de Donald Trump como presidente dos EUA.

À frente da polícia da bolsa americana desde 2021, nomeado por Joe Biden, o mandato de Gensler ficou marcado por uma abordagem apertada em relação às criptomoedas e algumas polémicas com o mercado devido às regras e ações de fiscalização que o colocou em rota de colisão com muitos dos seus supervisionados.

O seu último dia na SEC não será por acaso: coincide com a tomada de posse de Trump, cuja agenda política perspetiva de um ambiente regulatório amigo das criptomoedas e da bolsa. De resto, o próximo presidente dos EUA já tinha declarado que iria substitui-lo no cargo.

“A SEC é uma agência notável”, escreveu Gary Gensler no X, junto com um comunicado onde anunciou a sua saída. “Foi a honra de uma vida inteira servir a SEC em nome dos americanos comuns e garantir que nossos mercados de capital continuam a ser os melhores do mundo.”

O anúncio de Gesler catapultou a bitcoin para perto da fasquia dos 100 mil dólares. As criptomoedas têm acumulado valorizações expressivas desde a eleição de Trump no início deste mês.

O ainda presidente da SEC – que se assemelha à nossa CMVM – chegou a dizer que as criptomoedas eram um autêntico “faroeste” por conta da falta de um enquadramento regulatório adequado que proteja os investidores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente do regulador da bolsa dos EUA deixa cargo no dia da tomada de posse de Trump

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião