Hedge fund reduz posição a descoberto sobre a Mota-Engil e ações sobem 6%

  • ECO
  • 22 Novembro 2024

O hedge fund Muddy Waters Capital Domino Master Fundo revelou que reduziu em 0,08 pontos percentuais a sua posição a descoberto sobre as ações da Mota-Engil para apenas 0,57%.

Na sessão desta sexta-feira da Euronext Lisboa, as ações da Mota-Engil EGL 0,00% foram a estrela do PSI, contabilizando atualmente uma subida de 6,1%, com os investidores a mostrarem-se bastante ativos na negociação da empresa liderada por Carlos Mota Santos.

Na sessão desta sexta-feira, a Mota-Engil registou um volume de negociação diário de quase 7,6 milhões de euros, cerca de 1,54 vezes acima da média diária do último ano.

A sustentar este comportamento dos títulos da construtora e o aumento do interesse dos investidores está a redução da posição a descoberto do Muddy Waters Capital Domino Master Fund LP sobre as ações da Mota-Engil.

Há cerca de três meses, este hedge fund norte-americano comunicou ao mercado que tinha uma posição a descoberto de 0,67% sobre as ações da construtora. Desde então, as ações avolumaram significativamente a tendência de que apresentavam desde 5 de março (quando chegaram a transacionar nos 5,94 euros, o valor mais elevados dos últimos 10 anos), contabilizando até ao fecho da sessão de ontem uma queda de 60% desde o máximo histórico alcançado em março. No entanto, só desde 6 de setembro, a cotação das ações afundou 21%.

Dias após se saber desta posição do Muddy Waters Capital Domino Master Fund sobre as ações da construtora nacional, Carlos Mota Santos referiu que a queda das ações da Mota-Engil era um movimento “especulativo que não reflete a atividade operacional.”

Esta quarta-feira, a Muddy Waters Capital Domino Master Fund LP comunicou ao mercado que a sua posição a descoberta sobre as ações da Mota-Engil tinha passado para 0,57%, menos 0,08 pontos percentuais face à posição comunicada a 2 de setembro. Nesse dia, a 20 de novembro, as ações da construtora fecharam a cair 3,3% e no dia seguinte voltaram a terminar a sessão em terreno vermelho, contabilizando uma queda de 0,65%. No entanto, esta sexta-feira os títulos fecharam a subir 6,1%.

Ações da Mota-Engil em queda desde março

(Notícia atualizada às 17h11 com os dados de fecho da sessão desta sexta-feira)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hedge fund reduz posição a descoberto sobre a Mota-Engil e ações sobem 6%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião