Conselho Executivo do Turismo da ONU em Cartagena das Índias consolida o seu compromisso com a sustentabilidade, o investimento e a inovação
A Agência das Nações Unidas para o Turismo realizou a sua 122.ª reunião do Conselho Executivo em Cartagena das Índias, reafirmando o seu compromisso com a expansão sustentável do setor do turismo.
Esta reunião, realizada num contexto em que a indústria está a 96% dos seus níveis pré-pandémicos, marcou mais uma vez um momento crucial para a transformação do turismo global, destacando a resiliência do setor e o seu impacto não só na economia mundial, mas também nas regiões, onde o turismo é um motor de desenvolvimento a nível local.
Com a participação de representantes de 47 países, incluindo 21 vice-ministros, 350 delegados internacionais, representantes do setor privado, membros da sociedade civil e parceiros financeiros, o Conselho centrou-se em dois eixos estratégicos: inovação e atração de investimento para o seu desenvolvimento.
Cartagena não foi apenas uma plataforma para a troca de ideias, mas também um espaço de trabalho onde representantes dos setores público e privado exploraram estratégias para consolidar o turismo sustentável e o crescimento inclusivo. As conclusões e parcerias geradas neste Conselho Executivo visam lançar as bases para um turismo que responda às exigências de uma economia global, mas que também se alinhe com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O Secretário-Geral do Turismo das Nações Unidas, Zurab Pololikashvili, destacou o papel da Colômbia como país anfitrião, elogiando o seu empenho no setor do turismo e a visão do seu governo no seu compromisso com a organização de cimeiras internacionais para o setor. Desta forma, a Colômbia consolida uma vez mais a sua posição de referência em matéria de cooperação e liderança no setor do turismo.
“A Colômbia optou por investir no turismo e não em armas ou na guerra e, sendo o único país a acolher todos os principais eventos de turismo da ONU do ano, incluindo duas Assembleias Gerais, representa um testemunho claro do poder do turismo como força de mudança”, afirmou Pololikashvili.
Apresentou também um relatório sobre os progressos registados em matéria de investimento, educação e inovação desde o último Conselho Executivo. Ao longo da sessão, foram feitos progressos nos planos para um setor mais inclusivo, resiliente e virado para o futuro. A este respeito, ficou claro que a ONU Turismo lidera a inovação no setor do turismo através da organização de concursos e eventos destinados a transformar as diferentes áreas do setor. Durante o Conselho, foram também anunciados os vencedores do “Desafio de Projetos Verdes e do Desafio de Turismo Comunitário”.
Além disso, a ONU Turismo destacou as suas orientações para a realização de negócios no setor do turismo e apresentou atualizações sobre a promoção da educação turística, incluindo o “Conjunto de ferramentas para a educação nas escolas secundárias”, a Academia em linha da ONU e a Rede Mundial de Academias Internacionais.
No âmbito do 122.º Conselho Executivo, o Turismo da ONU prestou especial atenção à criação e ao reforço de uma rede de parcerias sólidas em torno de objetivos comuns. Para o efeito, foi realizada uma sessão especial de trabalho em rede dos membros afiliados da ONU. A sessão centrou-se na dinâmica do turismo do futuro, com o objetivo de fazer avançar as políticas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
MELHORES ALDEIAS TURÍSTICAS
Durante a sessão do Conselho, foram anunciadas as últimas adições à rede das Melhores Aldeias Turísticas para a edição de 2024. Um número adicional de destinos rurais recebeu o título em reconhecimento dos seus esforços na criação de oportunidades para as populações locais e na preservação do património natural e cultural. Nesta quarta edição, 55 cidades de todas as regiões receberam o reconhecimento, escolhidas entre mais de 260 candidaturas de mais de 60 Estados membros da ONU Turismo. Outros 20 locais foram selecionados para aderir ao programa.
Além disso, durante a sessão do Conselho, foram anunciadas as últimas adições à rede das Melhores Aldeias Turísticas para a edição de 2024. Um número adicional de destinos rurais recebeu o título em reconhecimento dos seus esforços na criação de oportunidades para as populações locais e na preservação do património natural e cultural. Nesta quarta edição, 55 cidades de todas as regiões receberam o reconhecimento, escolhidas entre mais de 260 candidaturas de mais de 60 Estados membros da ONU Turismo. Outros 20 locais foram selecionados para aderir ao programa.
A iniciativa “Melhores Aldeias Turísticas” faz parte do Programa de Desenvolvimento Rural da ONU, concebido para promover o desenvolvimento e a inclusão nas zonas rurais, evitar o despovoamento e promover a inovação e a integração da cadeia de valor através do turismo, “promovendo sempre práticas sustentáveis”.
“O turismo é uma ferramenta vital para a inclusão, capacitando as comunidades rurais para proteger e valorizar o seu rico património cultural, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento sustentável”, afirmou Pololikashvili no evento.
Líderes de topo dos setores público e privado reuniram-se em Cartagena para impulsionar o investimento e a inovação no turismo global no Fórum Global sobre Investimento e Inovação, amplamente apoiado por uma série de organizações colombianas.
O Fórum sublinhou a necessidade de aumentar o investimento e a inovação no setor do turismo, com destaque para as parcerias público-privadas. O Fórum contou com a presença de representantes do Barém, da Colômbia, da República Dominicana, da Arábia Saudita e da Zâmbia, bem como de várias partes interessadas do setor privado.
A Colômbia, um dos principais destinos de investimento turístico, atraiu mil milhões de dólares em projetos entre 2018 e 2023, gerando mais de 4700 empregos diretos. Neste contexto, a ONU Turismo apresentou diretrizes de investimento atualizadas para a Colômbia e lançou o seu Relatório de Investimento no Turismo 2024 em parceria com o Financial Times.
Durante o Fórum, foram também anunciados os finalistas do Green Project Innovation Challenge, destacando jovens talentos da América Latina e das Caraíbas. No painel sobre inovação e liderança, os oradores sublinharam a importância de promover os jovens talentos através da educação e do trabalho em rede.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Conselho Executivo do Turismo da ONU em Cartagena das Índias consolida o seu compromisso com a sustentabilidade, o investimento e a inovação
{{ noCommentsLabel }}