Ranking Seguradoras: Ocidental da Ageas continua a agitar o ano
Um crescimento de vendas excecional da companhia que vende seguros no Millennium fez o grupo Ageas dar um salto na sua quota de mercado. Veja aqui o ranking.
No terceiro trimestre deste ano o mercado nacional de seguros cresceu 21,1%, atingindo 10,3 mil milhões de euros de produção, revelaram dados publicados pela ASF, entidade supervisora do setor, referentes ao acumulado de janeiro a setembro de 2024, em comparação com igual período do ano passado.
A Fidelidade manteve a liderança, com uma quota de mercado de 29,2%, apesar de uma ligeira redução de -0,2%, enquanto a Ageas destacou-se como o segundo maior grupo segurador, com um crescimento de 45,9%, aumentando sua quota para 16,7%. Este crescimento deveu-se essencialmente à subida, para mais do dobro, das vendas da companhia Ocidental Vida, obtidas através do canal bancassurance do Millennium bcp.
A Real Vida está a apresentar um crescimento de 71,3% em produção, subindo para 2,3% de quota, bem como Santander e Mapfre – esta última principalmente através da sua operação no Bankinter – também apresentaram crescimentos expressivos de 40,1% e 47,1%, respetivamente.
Outras seguradoras como AXA, RNA, e Azuaga tiveram aumentos significativos, embora representem uma fatia menor do mercado.
Generali, Zurich, e GamaLife, apresentaram quedas em quota de mercado, devido ao crescimento da Ageas, mas das três apenas a Zurich teve uma ligeira quebra de produção de 0,4%.
Assim, a Ageas subiu para a 2ª posição, ultrapassando a Generali enquanto a Real Vida subiu do 12º para o 11º lugar, trocando posição com a CA que reduziu 22,8% em produção. Também a Caravela, com subida de 15%, ultrapassou a Victoria e trocou as posições de 13º e 14º lugares.
Nasceu uma nova seguradora para o mercado que junta seguradoras e sucursais: a HDI. Aparece no ranking pela primeira vez em 2024 com uma produção de 1,4 milhões de euros, representando uma pequena quota de 0,01% do mercado.
A HDI Global SE reforçou recentemente sua presença em Portugal com a abertura de uma nova filial em Lisboa. Esta iniciativa marca um passo significativo, já que a empresa atuava no país há mais de 20 anos sob o regime de livre prestação de serviços.
Veja aqui o ranking da produção dos grupos seguradores entre janeiro e setembro de 2024 e comparação com 2023.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ranking Seguradoras: Ocidental da Ageas continua a agitar o ano
{{ noCommentsLabel }}