É oficial. Portuguesa miio expande para Alemanha, Itália, Bélgica e Holanda

Decisão surge depois de campanha de verão nestes novos mercados, com app da miio a registar mais de 40 mil downloads e uma taxa de retenção de 50% nesses países.

Daniela Simões, cofundadora e CEO da miio

É oficial. A portuguesa miio, startup que atua na área da mobilidade elétrica, vai abrir operação na Alemanha, Itália, Bélgica e Holanda, elevando para sete o número de países onde está presente e para 290 mil postos e mais de 350 mil o número de utilizadores registados na aplicação que permite fazer carregamento de veículos elétricos.

“Os resultados obtidos durante os quatro meses em que durou a campanha ‘Borderless’, neste verão, superaram as nossas expectativas iniciais, permitindo-nos dar o passo da permanência a 100%”, justifica Daniela Simões, CEO e cofundadora da miio, ao ECO. Durante esse período, a app da miio registou mais de 40 mil downloads e uma taxa de retenção de 50% nesses mercados, segundo os dados partilhados pela empresa.

“Temos consciência de que a realidade da mobilidade elétrica nestes países é bastante diferente da realidade portuguesa, pelo que avançamos empenhados em deixar a nossa pegada, porque acreditamos na qualidade do que temos para oferecer, mas sabendo que existe um longo caminho a percorrer até chegarmos a algo que espelhe a nossa realidade em Portugal”, justifica Daniela Simões.

“Ainda que a rede internacional não esteja ao nível do serviço que a Mobi.E oferece em Portugal, acreditamos que as metas estabelecidas pela União Europeia, bem como o crescimento do mercado, contribuirão para agilizar esse processo”, diz a CEO, sem no entanto adiantar valores de negócio concretos com esta expansão da operação.

Mercados sobem para sete

Já presente em Portugal, Espanha e França, com esta expansão eleva-se para sete o número de mercados onde a empresa está presente. Há vontade de estender a outras geografias, embora a responsável não concretize países, nem em que prazos. “O nosso objetivo é continuar a trabalhar no sentido de levar a miio a outros mercados que necessitam igualmente de simplificação e praticidade na área da mobilidade elétrica”, diz Daniela Simões. “A curto prazo queremos solidificar os valores da marca nestes novos quatro países”, reforça.

A expansão não passa pela abertura de escritórios ou filiais locais. “A equipa da miio trabalha em modo 100% remoto, o que nos permite tem uma equipa com pessoas espalhadas por todo o lado, em Lisboa, Aveiro, Madrid, São Paulo, entre outras localizações”, começa por explicar a cofundadora da startup de Aveiro.

Nesse sentido, “não estão previstas aberturas de escritórios mas, a médio prazo, é nossa intenção contar com equipas com a capacidade para personalizarem ao máximo a nossa presença em cada um dos países, incluindo na forma como nos dirigimos aos utilizadores e possíveis utilizadores, bem como em questões relacionadas com o suporte ao cliente”, detalha.

Com esta expansão o número de postos e utilizadores dá um salto. “Ao adicionarmos a nossa presença nos 247 mil postos de carregamento destes quatro mercados europeus, contabilizamos mais de 290 mil postos nos sete países em que é possível usar a nossa app. Atualmente, são mais de 350 mil utilizadores registados“, precisa a CEO.

“Investimento estratégia” em novas contratações

Um esforço de crescimento que implica um “investimento estratégico em novas contratações para responder às necessidades de desenvolvimento de negócios e expansão para novos mercados”, diz, sem adiantar valores, nem número de pessoas.

“Estão previstas contratações nas áreas de desenvolvimento de negócios e engenharia, com foco em perfis especializados e dedicados ao desenvolvimento de soluções técnicas robustas”, diz a CEO.

“O objetivo é expandir a atuação nos mercados-chave — Bélgica, Itália, Alemanha e Países Baixos —, com profissionais que tragam experiência e visão estratégica. Na engenharia, o reforço tem como objetivo acelerar a adaptação tecnológica para as exigências específicas de cada mercado, como funcionalidades regionais, além de garantir a escalabilidade do sistema para um público em crescimento”, refere ainda.

Mais, será ainda realizado um “reforço significativo na área de engenharia, essencial para sustentar o crescimento da plataforma, melhorar a experiência do utilizador e adaptar as nossas soluções às especificidades de cada mercado”, garante.

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