BRANDS' ECO Em 2023, foram doadas mais de 27 mil toneladas de alimentos em fim de prazo

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O número foi avançado pelo líder da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar, Eduardo Diniz, durante um debate numa conferência organizada pela Cascais Ambiente.

Todos os dias, mais de 12% da população nacional enfrenta insegurança alimentar, apontam os números da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). A realidade é preocupante, especialmente num cenário em que cada habitante desperdiça, anualmente, cerca de 184 quilos de alimentos. “O desperdício alimentar pode ser evitado. Isso está nas nossas mãos”, assegurou Hunter Halder durante a conferência da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, que decorreu quinta-feira em Cascais.

No evento organizado pela Cascais Ambiente e a que o ECO se juntou como media partner, o fundador da Refood lembrou que o sucesso do projeto que fundou em 2011 se deve, sobretudo, à participação das comunidades locais, que permitiram levar a iniciativa para 62 freguesias. O responsável lamenta que a lei para facilitar a doação de produtos alimentares, publicada em 2019, ainda não tenha sido regulamentada e, por isso, não tenha ainda tido efeito. “O Governo deve criar um sistema para desincentivar deitar fora a comida e incentivar a doação”, sugere.

"Se 67% do desperdício está dentro das nossas casas, é aqui que temos de atuar”

Fernanda Santos, coordenadora do departamento de formação e educação da Deco

A perspetiva visionária da Refood, impulsionada pela crise financeira, permitiu reduzir o desperdício alimentar em Portugal, que, em 2023, viu milhares de toneladas de comida ‘salvas’ pelas doações. “Em 2023, houve um acordo em 2676 lojas que permitiu escoar 27 mil toneladas de alimentos em final de prazo”, partilhou Eduardo Diniz. O responsável pela Comissão Nacional de Combate ao Desperdício, que assinalou a importância de o país cumprir as metas definidas no contexto da União Europeia (UE), defende que o “benefício” da redução do desperdício não é apenas ambiental, mas também “económica, de saúde e moral”. “O nosso melhor sucesso é acabarmos com os nossos cargos”, disse, dirigindo-se aos restantes oradores.

Eduardo Diniz, responsável pela Comissão Nacional de Combate ao Desperdício

A responsabilidade não é, porém, exclusiva dos consumidores, mas também partilhada pelas empresas. A Sonae responde à chamada da luta contra o desperdício “há mais de 20 anos”, sublinhou Guilherme Gonçalves, que só no ano passado doou produtos no valor de 30 milhões de euros. “Isto equivale a oito milhões de refeições salvas”, destacou o gestor de projetos de inovação da Sonae MC Continente.

A empresa foi, aliás, “das primeiras do mundo” a introduzir o modelo de desconto em produtos alimentares com data de validade próxima, as chamadas “etiquetas cor-de-rosa”. “Temos de tentar fazer mais e melhor e digitalizar o processo de doações. Precisamos de ter dados em tempo real sobre o que está a ser doado”, apontou ainda Guilherme Gonçalves.

A Deco, como associação dedicada à defesa do consumidor, chegou-se à frente para abraçar o desafio de sensibilizar a população para a importância da prevenção de resíduos. “Se 67% do desperdício está dentro das nossas casas, é aqui que temos de atuar”, afirmou Fernanda Santos. A coordenadora do departamento de formação e educação, que desenvolve projetos junto das comunidades escolares, acrescentou ainda que é mais fácil fazer este trabalho com crianças do que com adultos. “Sentimos que as pessoas têm interesse, mas se fizermos um evento a participação é bastante mais reduzida”, lamentou.

Estamos a desenvolver um projeto europeu para os cidadãos conhecerem melhor a sua pegada carbónica e impacto ambiental”, explicou a responsável, que detalhou ainda que estes dados são partilhados com as autarquias para que possam “ter melhor conhecimento com dados específicos” sobre cada território. Importante, asseguraram os oradores, é agir para reduzir o desperdício.

Reveja a conferência da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, organizada pela Cascais Ambiente com apoio do ECO como media partner, e recorde, AQUI, o resumo do evento.

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