BEI apoia Santander a financiar eficiência energética nas casas portuguesas

  • Lusa
  • 27 Novembro 2024

O grupo BEI apoia o Santander num financiamento de 183 milhões. "Esta parceria ajudará a aumentar o financiamento para habitação energeticamente eficiente em Portugal", disse o diretor-geral do BEI.

O grupo BEI, composto pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) e pelo Fundo Europeu de Investimento (FEI), vai apoiar o Santander, permitindo um investimento de 183 milhões de euros em eficiência energética nas habitações em Portugal.

“A operação centrar-se-á na renovação de edifícios existentes para melhorar a sua eficiência energética, bem como na construção de novos edifícios que cumpram elevados padrões de eficiência energética”, destacou o grupo europeu, num comunicado, lembrando uma transação semelhante entre as duas partes em 2023.

Segundo o novo acordo, o grupo BEI fornecerá ao Santander 91,6 milhões de euros, permitindo que este último conceda 183 milhões de euros, ou seja, o dobro desse valor, em novos financiamentos. “Os beneficiários desse apoio serão indivíduos e associações de proprietários, juntamente com pequenas e médias empresas (PME) e empresas de média capitalização”, destacou o grupo BEI.

Os investimentos em causa podem ser de até 25 milhões de euros, com um máximo de 12,5 milhões de euros em financiamento por projeto e um prazo mínimo de dois anos. “Esta parceria ajudará a aumentar o financiamento para habitação energeticamente eficiente em Portugal”, disse o diretor-geral do BEI, Jean-Christophe Laloux, citado na mesma nota.

Já Amílcar Lourenço, administrador executivo do Santander em Portugal, sublinhou que esta nova parceria com o grupo BEI “representa o papel fundamental que o banco quer desempenhar junto dos seus clientes – particulares e empresas – no financiamento e na oferta das melhores soluções para as suas necessidades”, neste caso específico, a caminho da transição climática, detalhou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BEI apoia Santander a financiar eficiência energética nas casas portuguesas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião