⛽ Gasolina vai descer 2,5 cêntimos para a semana, mas gasóleo não mexe
A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deverá pagar 1,690 euros por litro de gasolina simples 95 e 1,601 euros por litro de gasóleo simples.
Os preços da gasolina vão descer, mas os do diesel não mexem na próxima semana, por isso, se puder abasteça só na segunda-feira. A gasolina deverá descer 2,5 cêntimos e o gasóleo, o combustível mais utilizado em Portugal, não deverá sofrer alterações, avançam ao ECO fontes do setor.
Quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,690 euros por litro de gasolina simples 95 e 1,601 euros por litro de gasóleo simples, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Estes valores já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento dos preços dos combustíveis.
Os preços podem ainda sofrer alterações para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent de sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras. Além disso, os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento.
Esta semana, tanto os preços do gasóleo como os da gasolina subiram dois cêntimos, um comportamento distinto face às expectativas do mercado que apontavam para um aumento de 2,5 cêntimos do diesel e de um cêntimo da gasolina.
O preço do brent, que serve de referência para o mercado europeu, está esta sexta-feira a descer 0,25%, para os 73,10 dólares por barril, mas caminham para uma perda semanal de 3,3%, à medida que os receios de perturbações do lado da oferta aliviam com o abrandamento das tensões no Médio Oriente.
Israel e o grupo armado libanês Hezbollah trocaram acusações quinta-feira sobre supostas violações do cessar-fogo que entrou em vigor no dia anterior. O acordo inicialmente parecia aliviar o potencial de perturbação no fornecimento de crude caso o conflito se alastrasse à região. Um receio que motivou escaladas nos preços nas semanas anteriores. No entanto, os fornecimentos de petróleo do Médio Oriente não foram afetados durante os confrontos entre Israel e o Hezbollah no Líbano e o Hamas em Gaza.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
⛽ Gasolina vai descer 2,5 cêntimos para a semana, mas gasóleo não mexe
{{ noCommentsLabel }}