Prepare a carteira. Bacalhau, peru e chocolate estão mais caros este Natal

  • ECO
  • 5 Dezembro 2024

Cabaz alimentar com 16 produtos essenciais na mesa de Natal dos portugueses pode custar 52,89 euros, mais 4% do que no ano passado. Matérias-primas inflacionam também o preço do bolo-rei.

As famílias portuguesas vão ter de abrir os cordões à bolsa quando forem às compras para prepararem a ceia de Natal. Face há um ano, as maiores subidas de preços verificam-se nas tabletes de chocolate culinário (44%) e no bacalhau graúdo e na perna de peru (18%).

As contas foram feitas pela Deco Proteste, que analisa um cabaz composto por 16 produtos habitualmente utilizados nesta época festiva e que inclui ainda artigos como azeite, couve, vinho, arroz carolino, batata-vermelha, ovos, óleo, leite, farinha para bolos ou açúcar branco.

Recuando mais na comparação, em relação a janeiro de 2022, a análise regista os aumentos mais significativos de 114% no azeite, 72% na tablete de chocolate culinária, 58% no arroz carolino, 48% na farinha para bolos e 46% na batata e nos ovos.

Feitas as contas, este pequeno cabaz alimentar com 16 produtos essenciais na mesa de Natal dos portugueses pode este ano custar 52,89 euros, mais 6,52 euros (14%) do que a 21 de dezembro de 2022 e mais 2,11 euros (4%) do que a 20 de dezembro de 2023.

Como o ECO noticiou no mês passado, o aumento dos preços do cacau, da manteiga e do açúcar já está a ter um impacto significativo nos preços da pastelaria em Portugal. Com o Natal à porta, os pasteleiros vão ter de ajustar os preços, o que vai acabar por pesar na carteira dos consumidores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Prepare a carteira. Bacalhau, peru e chocolate estão mais caros este Natal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião