Alexandra da Torre Correia vai liderar estratégia comercial da CNP Iberia em Portugal

A responsável entrou na CNP Iberia aquando a sua presença mais forte em Portugal numa joint venture com o Barclays. Na segunda investida no país, a seguradora volta a apostar em Alexandra da Torre.

A CNP Iberia escolheu Alexandra da Torre Correia como Senior Business Manager, fundamental na definição da estratégia comercial da seguradora que pretende expandir o seu negócio em Portugal e na criação e desenvolvimento de alianças de distribuição no país onde nasceu.

Alexandra da Torre Correia, Senior Business Manager,Hugo Amaral/ECO

Torre Correia desempenhará funções de desenho, planeamento e execução do plano da empresa para a seguradora alcançar os seus objetivos de negócio na Península Ibérica.

Há mais de 15 anos no setor financeiro e segurador em Espanha e Portugal, está há 12 anos no Grupo CNP Assurances. Esta é a segunda vez que a CNP Iberia reforça a sua operação em Portugal e ambas com a presença de Alexandra da Torre. Segundo a própria, entrou na companhia quando estava estabelecido o acordo com a Barclays Bank e operava em Portugal através da joint venture CNP Barclays Vida Y Pensiones. O acordo terminou em 2015 e, cerca de nove anos a CNP depois reforça a sua estratégia em Portugal com a nomeação da primeira equipa numa perspetiva de longo prazo este ano – que conta, novamente, com Alexandra da Torre Correia.

Enfrentar este novo desafio é para mim, não só um reconhecimento da minha identidade hispano-portuguesa, mas também um reconhecimento da minha experiência no setor segurador em ambos os países.

Alexandra da Torre Correia como Senior Business Manager da CNP Iberia

Licenciada em Matemática pela Universidade de Coimbra e mestre em Estatística Aplicada pela Universidade de Alcalá de Henares em Madrid, Torre Correia tem um papel fundamental nas áreas de inovação e excelência operacional e “tem implementado projetos de otimização e robotização de processos na empresa, função que tem combinado com a coordenação do negócio e a gestão de contas dos parceiros de distribuição da CNP Iberia, principalmente no mercado português.”, assinala a companhia.

Esta nomeação acaba por reconhecer o percurso de Alexandra da Torre. Sobe na carreira profissional e, segundo a própria, reconhece a sua experiência nos dois países. “Tenho a sorte de ter nascido em Portugal e de ter desenvolvido grande parte da minha vida profissional e pessoal em Espanha, por isso, enfrentar este novo desafio é para mim, não só um reconhecimento da minha identidade hispano-portuguesa, mas também um reconhecimento da minha experiência no setor segurador em ambos os países”.

Com esta nomeação, a seguradora dá mais um passo na sua estratégia de expansão da CNP Iberia em Portugal, “que visa consolidar uma posição de liderança no seu core business – vida, acidentes e proteção de pagamentos, tanto na modalidade de seguro direto como de resseguro”. A companhia pretende atacar segmentos de nicho no mercado português, dando resposta a necessidades muito específicas, assinalou Luis Javier Sánchez, country manager de Portugal da CNP Iberia em entrevista ao Ecoseguros.

A CNP Iberia faz parte de um dos maiores grupos seguradores europeus, a francesa CNP Assurance. Com 170 anos de história, teve um resultado líquido de 1.550 milhões de euros em 2023 e conta com mais de 31 milhões de segurados em produtos de risco e proteção pessoal e 14 milhões de clientes em seguros de reforma.

Com duas sucursais em Espanha e com atividade em Livre Prestação de Serviços (LPS) em Portugal, a seguradora prepara reentrada em força no mercado português após ter retirado as suas operações diretas com a saída da Barclays de Portugal, com quem tinha a joint venture CNP Barclays Vida Y Pensiones até 2015.

Nesse sentido, está a construir, pela primeira vez, uma equipa numa perspetiva de longo prazo para Portugal. Ainda sem garantias quanto ao estabelecimento de uma subsidiária ou filial no país, Luis Javier Sánchez afirma que “em algum momento, será necessário considerar à medida que o negócio cresce, porque tal também aumenta a credibilidade”.

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