CP já vendeu 50 mil passes ferroviários a 20 euros. Dois em cada três utilizadores são novos clientes

Adesão ao passe ferroviário verde repercute-se também no aumento da compra do título a 60 e a 90 dias, diz Ministério das Infraestruturas, que vê CP "pronta a responder ao desafio da Alta Velocidade".

Desde que entrou em vigor a 21 de outubro, com um custo mensal de 20 euros, já foram vendidos mais de 50 mil passes ferroviários verdes. Quase dois em cada três utilizadores são novos clientes, o que para o Governo “prova o êxito deste título de transporte, promotor da sustentabilidade e da coesão territorial.

Em comunicado, o Ministério das Infraestruturas sublinha que a adesão dos utilizadores deste passe ferroviário “repercute-se também no aumento da compra do título a 60 e a 90 dias”, com um custo de 40 e 60 euros mensais, respetivamente. E fala num “sucesso possível graças ao profissionalismo, dedicação e empenho dos trabalhadores da CP”.

“A CP tem um papel fundamental no objetivo de alcançarmos um país mais coeso e sustentável e está pronta para responder aos novos desafios do futuro, nomeadamente ao da Alta Velocidade. Este Governo aposta na ferrovia e acredita na CP e nos seus profissionais para cumprir esse desígnio”, refere o ministro, Miguel Pinto Luz.

O passe ferroviário verde permite viajar nos serviços regionais e inter-regionais, bem como nos comboios urbanos de Coimbra, Lisboa e Porto e em viagens em segunda classe nos Intercidades. Neste último caso, a reserva do lugar deve ser feita nas 24 horas anteriores à partida, sendo que só é permitido reservar um lugar por viagem, até um máximo de duas viagens diferentes por dia.

No entanto, nos urbanos de Lisboa e Porto, o passe apenas é válido nas linhas não abrangidas pelos passes intermodais metropolitanos — Navegante e Andante, ambos com um preço de até 40 euros. Assim, só abrange a linha Carregado — Azambuja em Lisboa e os percursos Vila das Aves — Guimarães, Paredes — Marco de Canaveses, Paramos — Aveiro e Lousado — Braga no Porto.

Além dos urbanos de Lisboa e Porto dentro das áreas metropolitanas, de fora do âmbito deste novo título de transporte ferroviário ficam os serviços do Alfa Pendular, Internacional Celta, primeira classe nos comboios Intercidades e inter-regionais.

A CP vai ser compensada em 18,9 milhões de euros anuais, via contrato de serviço público com o Estado, pela perda de receita com a entrada em vigor deste passe ferroviário verde.

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