Macron, Trump e Zelensky reuniram-se no Palácio do Eliseu

O presidente francês e o presidente-eleito americano começaram a reunião e depois falaram em conjunto com o líder ucraniano antes da cerimónia de reabertura da catedral de Notre-Dame.

A cerimónia de reabertura da catedral de Notre-Dame, em Paris este sábado, foi uma oportunidade para a diplomacia. O presidente francês Emmanuel Macron já reuniu com o Donald Trump, presidente-eleito dos EUA, e a seguir os dois falar em conjunto com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, notíciou a Reuters, citando a presidência francesa.

Foi a primeira vez que Trump encontrou-se com o líder ucraniano desde que venceu as eleições de 5 de novembro, e ainda antes de tomar posse no próximo dia 20 de janeiro. O republicano tem prometido diversas vezes que quando chegar à Casa Branca irá “terminar” a guerra entre a Ucrânia e a Rússia em 24 horas.

À chegada ao Eliseu, e já tendo sido recebido por Macron, Trump disse que os dois tiveram “grande sucesso” quando trabalharam juntos durante seu primeiro mandato.

“E certamente parece que o mundo está a ficar um bocado louco agora. E falaremos sobre isso”, continuou Trump.

Embora não tenha sido anunciada nenhuma agenda para as conversações, os líderes europeus estão preocupados com a possibilidade de Trump retirar a ajuda militar dos EUA à Ucrânia num momento crucial da guerra para repelir os invasores russos.

A reunião terminou às 17h05 de Lisboa, sem declarações no final. No entanto, pouco tempo depois Zelensky escreveu na rede social X que a reunião tinha sido “boa e produtiva“.

“Queremos todos que esta guerra termine o mais rapidamente possível e de forma justa. Falámos sobre o nosso povo, a situação no terreno e uma paz justa“, referiu o presidente ucraniano.

(Notícia atualizada pela última vez às 18h00)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Macron, Trump e Zelensky reuniram-se no Palácio do Eliseu

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião