Portuguesa Tekever fecha contrato de cinco milhões com Governo espanhol

O acordo fechado com o Ministério do Interior espanhol prevê o fornecimento drones AR3 da Tekever, bem como acesso à plataforma Atlas e formação durante três anos às equipas.

A Tekever, empresa portuguesa que desenvolve e opera drones (sistemas aéreos não tripulados), fechou um contrato de cerca de cinco milhões de euros com o Governo espanhol para a entrega, entre 2024 e 2025, de drones para patrulhar fronteiras terrestres e marítimas.

“Temos o prazer de apoiar a Polícia Nacional Espanhola, uma instituição reconhecida pela sua expertise e dedicação à proteção da segurança pública. Esta parceria permite-nos fornecer tecnologia de ponta que aprimora suas capacidades na proteção de fronteiras e vigilância marítima. Ao equipar a Polícia Espanhola com nossos sistemas avançados e plataformas alimentadas por IA, reafirmamos nosso compromisso em fornecer soluções de classe mundial para agências dedicadas a garantir a segurança e a proteção globalmente”, diz Nadia Maaref, head da unidade de segurança da Tekever, citada em comunicado.

O acordo fechado com o Ministério do Interior espanhol prevê o fornecimento drones AR3 da Tekever, bem como acesso à plataforma Atlas e formação durante três anos às equipas. Os drones irão permitir apoiar as patrulhas nas fronteiras terrestres e marítimas.

A empresa liderada por Ricardo Mendes também já fornece drones às tropas da Ucrânia para apoiar operações terrestres e marítimas, através de um fundo liderado pelo Reino Unido. Em novembro, levantou 70 milhões de euros junto de vários fundos, entre os quais o NATO Innovation Fund (NIF), fundo de capital de risco participado pelos 24 aliados da NATO.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portuguesa Tekever fecha contrato de cinco milhões com Governo espanhol

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião