BRANDS' ECOSEGUROS Os benefícios tangíveis e intangíveis da transformação tecnológica

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  • 18 Dezembro 2024

Sofia Amorim, Sales & Marketing Director da Cleva, reflete sobre as vantagens da transformação tecnológica, considerando a mesma como uma oportunidade para estabelecer novas práticas.

Num mundo em acelerada mudança, a tecnologia é um meio incontornável em qualquer setor de atividade mas não é nunca um fim em si mesma. Quando a tecnologia não evolui para acompanhar a mudança no contexto do negócio, em particular na indústria seguradora, o tempo poderá ditar que esta se torne um fim, pela criticidade que os riscos operacionais, não tratados no momento certo, poderão representar.

Quando adiamos a modernização tecnológica pela potencial complexidade, impactos e investimento que a mesma pode representar num futuro imediato, estamos a comprometer o crescimento e inovação no negócio a mais longo prazo. Mas mais do que uma ameaça, a modernização tecnológica é uma oportunidade.

É uma oportunidade de simplificação, racionalização e mitigação de riscos. É uma oportunidade de estabelecer novas práticas e melhores instrumentos para a resposta aos desafios de digitalização da companhia de seguros. É uma oportunidade para renovar equipas e talento, combinando experiência e inovação.

E essa oportunidade traz benefícios tangíveis e intangíveis.

Dentro dos benefícios tangíveis, que podem ir desde a melhoria e eficiência operacional até à experiência do cliente, destaco este último por ser um imperativo. Os clientes são os mais beneficiados (e ávidos) por tudo o que a evolução tecnológica pode trazer, desde ter informação à distância de um click até à contratualização e obtenção de proteção sem ter de sair de casa ou numa experiência integrada com outras compras de bens e serviços.

Sofia Amorim, Sales & Marketing Director da Cleva

Entramos assim nos benefícios intangíveis em que a reputação de uma companhia, a sua imagem enquanto parceiro inovador, presente e colaborativo, antecipando necessidades dos clientes e proporcionando uma experiência cómoda e de confiança, pode fazer toda a diferença relegando para 2º plano o critério preço.

A fidelização dos clientes, por um serviço de excelência na rapidez, comunicação e respostas que a transformação tecnológica permite oferecer, é também um dos benefícios a realçar.

Adicionando os temas de compliance com cada vez mais regulamentação, sejam de segurança de informação, resiliência operacional ou mesmo de ESG (Environment, Social and Governance), é indispensável garantir a evolução tecnológica para uma adequada resposta às exigências impostas.

As Companhias de Seguros têm assim de se apoiar nos seus parceiros tecnológicos, esperando deles a preparação e antecipação necessárias para estes desafios.

Na Cleva, a modernização é um tema continuo na linha da evolução do produto e na prestação dos serviços pelo que a relação longa que tem com todos os clientes, permite uma abordagem colaborativa na evolução que cada Companhia tem de fazer, dentro do que são os seus contextos de investimento, crescimento, capacidade e arquitetura de IT.

É sempre um caminho conjunto, das Seguradoras e dos parceiros tecnológicos, que quanto mais em parceria e colaboração, se percorre com menos percalços e com mais firmeza.

Sofia Amorim, Sales & Marketing Director

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