Morreu Pedro Sobral, presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros

  • ECO
  • 21 Dezembro 2024

Presidente da APEL e administrador das edições gerais do grupo Leya, Pedro Sobral tinha 51 anos.

Morreu Pedro Sobral, presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), vítima de atropelamento, enquanto seguia de bicicleta. Tinha 51 anos. O acidente aconteceu por volta das 7h25 da manhã deste sábado, na Avenida da Índia, em Belém, no sentido Alcântara-Algés, junto à Cordoaria Nacional.

A Leya, na qual era administrador das edições gerais do grupo Leya, já reagiu no LinkedIn. “Foi com profunda e pesada tristeza que a Leya recebeu, esta manhã, a notícia da trágica morte de Pedro Sobral, Administrador das Edições Gerais, na sequência de um atropelamento. Uma perda com danos inultrapassáveis, não apenas para todos os que na LeYa trabalharam de perto com Pedro Sobral, mas também para aqueles que, de uma forma ou outra, estão ligados ao sector do livro – editores, escritores, livreiros e tantos leitores com quem Pedro Sobral sempre estabeleceu laços de forte ligação”.

Pedro Sobral tinha 51 anos e era licenciado em Economia e em Ciência Política, pela Universidade Católica de Lisboa, tendo frequentado o Programa de Gestão Geral na Harvard Business School. Com um percurso inicial na área financeira e de consultoria, foi nomeado, em 2004, diretor de marketing e Vendas no Grupo Almedina, recorda a editora.

Em 2008, entrou no Grupo Leya, como diretor de marketing e conteúdo digital, mais tarde passou a como coordenador da divisão editorial e, por fim, a administrador das edições gerais do grupo Leya.

Após três anos como vice-presidente da APEL, em 2021, Pedro Sobral foi nomeado presidente da APEL, cargo que ocupou até agora.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu Pedro Sobral, presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião