Cofina volta a reduzir capital e entrega seis milhões aos acionistas

Da operação de redução de capital os acionistas vão receber a 31 de dezembro, pouco mais de quatro milhões de euros. Por outro lado, serão pagos a 9 de janeiro dois milhões em dividendos.

A Cofina reduziu o capital o capital pela segunda vez este ano o que se traduzirá na entrega, a 31 de dezembro, aos acionistas de cerca de quatro milhões de euros. A operação foi decidida na assembleia geral extraordinária de 22 de novembro, na qual ficou também estipulado que os acionistas iriam receber dois milhões de euros em dividendos. Como já decorreu um mês após a publicação do registo da redução do capital já estão reunidas as condições para avançar com este pagamento, anunciou a antiga dona do Correio da Manhã, Negócios, CMTV, Record e Sábado ao mercado.

“A Cofina informa que, conforme deliberado em assembleia geral extraordinária de acionistas realizada no passado dia 22 de novembro, o capital social da sociedade foi reduzido de 4.102.633,60 euros para 82.052,80 euros, na sequência da amortização de ações, com a consequente redução do número de ações que representam o capital social da sociedade, de 10.256.584 ações para 205.132 ações“, lê-se no comunicado publicado no site da CMVM.

Na redução do número de ações é aplicado o rácio de 98 ações por cada 100 ações detidas, ou seja, aplicando-se o fator 0,02 às ações existentes e na mesma proporção, correspondente à redução de 10.051.452 ações. Assim, explica o comunicado, “cada acionista ficará titular de ações na quantidade correspondente à aplicação do fator 0,02 ao número de ações de que é titular na data de produção de efeitos de amortização, com arredondamento por defeito para o número inteiro mais próximo”.

Até amanhã terça-feira, 24 de dezembro ainda estarão em negociação as 10.256.584 ações; mas a partir de 27 de dezembro passarão a estar em negociação apenas 205.132 ações, representativas do novo capital social da empresa.

Será a 30 de dezembro que será feita a identificação dos acionistas para a amortização de ações com redução do capital e no dia seguinte pago a cada acionista, da contrapartida de 0,40 euros por cada ação amortizada, como estipulado na AG de novembro.

No caso de existir arredondamentos, o acionista terá direito a receber uma contrapartida em dinheiro pelas ações que não permitam a atribuição de um número inteiro de ação e que serão pagos a 6 de janeiro. Esta contrapartida será calculada “da seguinte forma: preço médio ponderado das ações nos seis meses anteriores à data da convocatória da assembleia geral de 22 de novembro, ou seja, 0,719 euros por cada ação adquirida pela entidade”.

A Cofina recorda ainda que quando pagar pela amortização com redução de capital não é feita qualquer retenção na fonte pelos intermediários financeiros, por isso, eventuais mais-valias ou menos-valias fiscais resultantes da operação deverão ser apuradas pelos próprios acionistas com base na informação disponibilizada pelo intermediário financeiro (nomeadamente o valor de realização, custo de aquisição e data de aquisição das ações) e, se aplicável, reportadas nas respetivas declarações fiscais de rendimentos. “A eventual aplicação de uma isenção de imposto sobre o rendimento às mais-valias ou menos-valias fiscais apuradas por cada acionista (se aplicável) deve ser aferida pelos mesmos”, sublinha a empresa de Paulo Fernandes.

A Cofina já tinha feito uma operação semelhante em julho ao reduzir o capital social da sociedade de 41.026.334,40 euros para 4.102.633,60 euros, através da amortização de ações. O número de ações foi reduzido de 102.565.836 ações para 10.256.584 ações e os acionistas receberam 11,28 milhões de euros.

Na assembleia geral também tinha ficado decidida a distribuição de reservas livres que confere um dividendo bruto de 10,20 euros por cada ação dos 205.132 novos títulos. Os dividendos serão pagos, a partir do próximo dia 9 de janeiro de 2025, e ascendem a 2.092.346,40 euros. A Cofina recorda que a partir do dia 7 de janeiro de 2025 (inclusive), as ações serão transacionadas na Euronext Lisbon sem conferirem o direito ao referido valor.

(Noticia atualizada com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cofina volta a reduzir capital e entrega seis milhões aos acionistas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião