Operação da PSP no Martim Moniz leva IGAI a abrir processo administrativo

  • ECO
  • 24 Dezembro 2024

A IGAI abriu "por sua iniciativa um processo administrativo, com solicitação de informações à PSP sobre a referida operação", apesar de não ter recebido nenhuma queixa relativa à ação da PSP.

Embora não tenha recebido qualquer queixa relacionada com a atuação da PSP na operação policial na Rua do Benformoso, no Martim Moniz, a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) abriu, “por sua iniciativa, um processo administrativo, com solicitação de informações à PSP sobre a referida operação“, disse ao Expresso o inspetor-geral da Administração Interna, o juiz desembargador Pedro Figueiredo.

Em causa está a ação da PSP, na última quinta-feira, quando um forte dispositivo policial cercou a rua do Benformoso, em Lisboa, onde há uma grande comunidade de cidadãos do subcontinente indiano, e revistou centenas de pessoas, tendo detido duas. A atuação da PSP tem sido fortemente criticada por associações de imigrantes, grupos antirracistas e várias forças políticas, que acusaram a força policial de estar ao serviço da propaganda do Governo contra os cidadãos estrangeiros irregulares.

Vinte e uma personalidades da área da política e da Justiça acusaram mesmo o Governo, numa carta aberta ao primeiro-ministro, de “ataque ao Estado social e de direito” com a operação policial da semana passada, que consideram intolerável. Já o Observatório de Segurança Interna (OSI) considera que a operação policial obedeceu às boas práticas de ações deste tipo e rejeitou as críticas de excesso por parte de vários setores da sociedade civil.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Operação da PSP no Martim Moniz leva IGAI a abrir processo administrativo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião