Nomeado novo conselho de administração da ULS da Região de Leiria

  • Lusa
  • 30 Dezembro 2024

O médico Manuel Carvalho vai presidir ao Conselho de Administração da ULS da Região de Leiria. Paulo Pereira Lopes, Filipa Alves Esperança e Neusa Magalhães também entram na unidade.

O novo Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria, presidido pelo médico Manuel Carvalho, foi esta segunda-feira nomeado, segundo uma circular informativa à qual a agência Lusa teve acesso.

Na circular, assinada por Manuel Carvalho e dirigida a todos os profissionais da ULS, lê-se que, por despacho do diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Gandra D’Almeida, foram designados para exercer funções no Conselho de Administração da ULS da Região de Leiria o enfermeiro diretor Paulo Pereira Lopes e as vogais executivas Filipa Alves Esperança e Neusa Magalhães.

Catarina Faria (diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares) e Denise Cunha Velho (diretora clínica para a área de cuidados de saúde primários), ambas reconduzidas, completam o Conselho de Administração. O despacho produz efeitos desde esta segunda.

Numa mensagem de cessação de funções, o ex-presidente da ULS, Licínio de Carvalho, afirmou que terminou esta segunda-feira o seu mandato por decisão da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, garantindo que o Conselho de Administração sai de “consciência tranquila, com sentimento de dever cumprido”.

Agradecendo a todos os que acompanharam nesta missão, Licínio de Carvalho adiantou que servir o SNS “foi uma grande honra e uma enorme responsabilidade”.

“Honra que sempre procurámos enobrecer, responsabilidade que sempre assumimos independentemente dos custos” pessoais, familiares, sociais, laborais e profissionais inerentes, acrescentou. No sábado, a Lusa noticiou que o Conselho de Administração da ULS da Região de Leiria foi demitido pelo Ministério da Saúde.

Nesse dia, a Direção Executiva do SNS fez saber que “procedeu a mudanças em alguns conselhos de administração de ULS de acordo com novas estratégias e abordagens de gestão”. O médico Manuel Carvalho foi até há cerca de um mês coordenador da Unidade de Saúde Familiar de Santiago, nos Marrazes, concelho de Leiria.

A área de influência da ULS da Região de Leiria corresponde aos concelhos de Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Pombal e Porto de Mós. Compreende três hospitais (Leiria, Pombal e Alcobaça) e 10 centros de saúde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nomeado novo conselho de administração da ULS da Região de Leiria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião