Marcelo abre a porta a “alteração orgânica” no Governo
O Presidente está à espera da proposta de António Costa de alterações ao Governo. E recordou que no caso de uma "alteração orgânica", terá de haver promulgação de um diploma.
Marcelo Rebelo de Sousa recordou esta quarta-feira que “pela Constituição, quem nomeia e exonera membros do Governo é o Presidente da República sob proposta” do primeiro-ministro. O Chefe de Estado, que preferiu não comentar o Debate do Estado da Nação, acrescentou que “além da proposta de nomes”, pode acontecer que António Costa “venha com uma alteração orgânica ao Governo” na audiência desta quinta-feira em Belém.
O Presidente respondia a uma questão sobre a nova secretaria de Estado da Habitação, cuja criação foi anunciada pelo chefe do Governo no Parlamento durante a tarde. Caso isso conste no plano de reestruturação do Executivo, essa proposta tem de ser “incorporada num diploma que normalmente é sujeito à promulgação do Presidente”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações transmitidas pelos vários canais de televisão.
Sublinhando que “se houver alteração na orgânica do Governo, [o Presidente] tem de aprovar esse diploma”, Marcelo Rebelo de Sousa indicou ainda que “se houver alteração de membros, terá de aceitar a exoneração de uns membros do Governo e fazer a nomeação de outros”.
Depois da exoneração de três secretários de Estado no fim de semana, na sequência das viagens pagas pela Galp ao Euro 2016, o primeiro-ministro aproveitou para realizar uma remodelação no Governo.
Desconhece-se que alterações serão feitas em concreto, apenas que o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, assumirá a pasta da Indústria — de João Vasconcelos, um dos secretário de Estado exonerados –, e que será criada a nova secretaria de Estado da Habitação. No debate, António Costa garantiu ainda que não vai demitir “nenhum ministro”.
A nova secretaria de Estado foi anunciada pelo próprio primeiro-ministro no Parlamento esta quarta-feira. “No ajustamento governativo que amanhã [quinta-feira] apresentarei ao Presidente da República, está previsto precisamente a autonomização da habitação como Secretaria de Estado”, disse o primeiro-ministro.
Marcelo conta que a cerimónia de posse dos secretários de Estado “será o mais rápido possível”.
(Notícia atualizada às 19h43 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Marcelo abre a porta a “alteração orgânica” no Governo
{{ noCommentsLabel }}