Congressista democrata aciona processo de destituição de Donald Trump

  • Lusa
  • 12 Julho 2017

Brad Sherman acusa o presidente dos EUA de obstruir as investigações à interferência russa nas eleições de 2016. Ainda assim, o processo tem poucas possibilidades de êxito.

Um congressista democrata, eleito pelo Estado da Califórnia, apresentou hoje a primeira iniciativa legal com vista à destituição — ‘impeachment’ — de Donald Trump da Presidência dos EUA. Brad Sherman, que integra a Câmara dos Representantes, acusou Trump de obstruir as investigações à interferência russa nas eleições presidenciais de 2016, em parte por demitir o então diretor do FBI, James Comey.

Sherman reconheceu que a sua iniciativa, designada formalmente como artigo para a destituição e consistente em uma série de acusações, “é o primeiro passo em uma estrada muito comprida”. Mas, em comunicado, manifestou-se esperançado em que, “se a incompetência impulsiva continuar, então, eventualmente, dentro de muitos, muitos meses, os republicanos vão juntar-se ao esforço para a destituição”.

Este esforço tem poucas possibilidades de êxito na Câmara dos Representantes, dominada pelo partido republicano. Sherman nem sequer tem o apoio de muitos dos seus correligionários democratas. Os próprios líderes dos democratas têm-se distanciado dos esforços para destituir Trump, acreditando que apenas servem para estimular os apoiantes do ocupante da Casa Branca.

Sherman entregou o documento um dia depois de o filho do presidente, Donald Trump Jr., ter admitido que se reuniu com uma advogada russa durante a campanha. Esta terá prometido informação prejudicial para a então candidata presidencial democrata Hillary Clinton, vinda do governo russo. Trump Jr. já garantiu que não recebeu informação sobre Clinton durante a reunião.

O presidente tem questionado os seus próprios serviços de informações e recusado a tese da interferência russa nas eleições. Contudo, as autoridades federais garantem que têm provas irrefutáveis da interferência do Kremlin na eleição presidencial norte-americana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Congressista democrata aciona processo de destituição de Donald Trump

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião