Testemunho de Yellen pinta Wall Street de verde

  • Juliana Nogueira Santos
  • 12 Julho 2017

A presidente da Reserva Federal falou ao Congresso e deu sinais de confiança na economia. Os investidores mostraram-se otimistas e levaram os índices a abrir em alta.

Esta quarta-feira é dia de Fed e os mercados já estão alerta para isso. Janet Yellen está a falar perante o Congresso, no seu testemunho semi-anual, tendo já afirmado que a economia está suficientemente estável para mais subidas de juros. Em sinal de apoio desta perspetiva rumo novas subidas da taxa diretora, os investidores mostraram-se mais confiantes. Os principais índices norte-americanos abriram em alta.

A Reserva Federal “continua a esperar que a evolução da economia permitirá um aumento gradual da taxa federal ao longo do tempo”, afirmou Yellen. Assim, a autoridade monetária norte-americana considera que a economia do país está saudável o suficiente para absorver novos aumentos da taxa de juro. A Fed divulgará também o seu Livro Bege, por volta das 18h00 de Lisboa, onde dará mais pormenores.

No campo político, a divulgação dos emails trocados entre Donald Trump Jr. e Rob Goldstone para a marcação de uma reunião com uma advogada russa para obter informações danosas sobre Hillary Clinton também terá o seu peso nos mercados, sendo que se poderá aproximar uma época de grande exaltação política.

Desta forma, o verde prevalece nos índices, com o Dow Jones a subir 0,61% para os 21.538,68, o S&P 500 a valorizar 0,55% para 2.438,94 e o tecnológico Nasdaq a avançar 0,79% para 6.242,46 pontos. O otimismo contagiou também os índices europeus, que seguem a valorizar mais de 1%. Lisboa avança 0,98%.

“Esperamos que esta sessão seja agitada, com a última saga política a pairar e as previsões económicas a continuarem favoráveis apesar de se aproximar uma política monetária mais firme”, constatou Peter Cardillo da First Standard Financial à Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Testemunho de Yellen pinta Wall Street de verde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião