Fórum para a Competitividade prevê crescimento entre 1,2% e 1,5% no 4º trimestre
Fórum para a Competitividade estima que a economia portuguesa tenha crescido entre 1,5% e 1,6% na totalidade de 2024, ligeiramente abaixo dos 1,8% previstos pelo Governo.
O Fórum para a Competitividade estima que a economia portuguesa tenha crescido entre 1,2% e 1,5% em termos homólogos, após ter registado uma expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,9% no trimestre precedente. Para a totalidade do ano de 2024, a expectativa é de um crescimento entre 1,5% e 1,6%.
Na nota de conjuntura, divulgada esta segunda-feira, o Fórum para a Competitividade estima uma desaceleração do PIB no quarto trimestre em termos homólogos face ao segundo trimestre, mas uma aceleração na comparação em cadeia para entre 0,2% e 0,5%, após ter registado uma taxa de 0,2% nos três meses precedentes.
Para o conjunto de 2024 prevê um crescimento de 1,5% e 1,6%, ligeiramente abaixo dos 1,8% projetados pelo Governo, apontando para uma aceleração em 2025, para uma taxa de 2%. No entanto, alerta que existem “grandes riscos, sobretudo dependentes de um eventual conflito comercial global”.
“Os riscos para 2025 são elevados, embora o cenário central seja de otimismo, por não incorporar muitas destas possibilidades“, refere.
O Fórum para a Competitividade destaca que, em termos conjunturais, “as exportações têm estado fracas e a conjuntura internacional de 2025 é especialmente ingrata para retomar a trajetória para a meta de 50% do PIB”.
“Se tivermos a receada escalada protecionista ainda pior, porque a economia portuguesa deverá sofrer por três vias: efeito direto sobre as nossas exportações para os EUA; efeito de debilidade dos nossos mercados de exportação, afetados pelas tarifas; efeito de resposta da China, que deverá tentar vender na UE o que não conseguir vender nos EUA, a preços muito competitivos, dificultando as nossas exportações”, aponta.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fórum para a Competitividade prevê crescimento entre 1,2% e 1,5% no 4º trimestre
{{ noCommentsLabel }}