Corretoras fecham o ano com 57 aquisições em Espanha
Muitas já investiram em Portugal e outras traçaram esse objetivo para 2025. O Grupo Pib, na dianteira das aquisições, já confirmou que essa expansão está nos seus planos.
As corretoras de seguros participaram em 57 operações de fusões e aquisições em Espanha no ano passado, avançou o jornal elEconomista recorrendo a fontes financeiras. Segundo corretores de peso contactados pelo jornal, o mercado poderá esperar um setor cada vez mais concentrado ao longo dos próximos anos para enfrentar a “enorme regulação a que as empresas estão sujeitas”.
Mais de metade das aquisições contaram com financiamento de fundos de investimento. Nos restantes casos, são as corretoras tradicionais que têm formado grupos de corretores cada vez mais relevantes em Espanha
Na dianteira das corretoras com mais aquisições em 2024 está o Grupo Pib: concluiu oito aquisições no ano passado, incluindo a Sergunou e tem planos para se expandir para Portugal.
Em segundo lugar entre as mais ativas está a Sabseg que finalizou seis aquisições, uma delas em Portugal. No último lugar do pódio está Alkora, detida pelo grupo Assurances Verspieren, comprou três corretoras e fundiu outra na sua marca.
De destacar ainda o dono da Melior e Portinsurance, o grupo Concentra, liderado pela BlackFin Capital Partners, que fechou 2024 com a aquisição de López Torrijos, contando agora com um negócio superior a 260 milhões de euros em prémios mediados.
As corretoras independentes RibéSalat e Howden impulsionaram a sua expansão. A última adquiriu a Boni Aldaya, especializada em seguros para eventos culturais e musicais e a primeira a Cecinco.
As corretoras deram sinais dos seus desejos de crescer e se diversificar em novos nichos do negócio. Enquanto o Grupo Concentra pretende especializar-se em crédito e caução, a Howden está de olhos postos nos riscos climáticos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Corretoras fecham o ano com 57 aquisições em Espanha
{{ noCommentsLabel }}