Portugal avança com emissão sindicada de obrigações a 10 anos
Agência responsável pela dívida pública mandatou os bancos para a colocação de uma nova emissão de obrigações do Tesouro com maturidade a 10 anos, pela qual deverá pagar cerca de 3%.
A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP tem no mercado uma operação sindicada para a emissão de obrigações com maturidade em 15 de junho de 2035, avança a Bloomberg.
“A operação deve ser lançada em breve e definido o preço, dependendo das condições de mercado”, escreve a agência. Esta será a primeira de três emissões sindicadas que o IGCP pretende lançar este ano, segundo o Programa de Financiamento da República Portuguesa para 2025 publicado a 13 de dezembro, sendo a primeira realizada habitualmente no início do ano.
A emissão fixará a nova referência de mercado para as obrigações com maturidade a 10 anos. BBVA, BNP Paribas, CaixaBI, Credit Agricole CIB, J.P. Morgan e Morgan Stanley são os bancos colocadores.
Ao que o ECO conseguiu apurar, em função da procura que possa ter por parte dos investidores, serão então construídos os livros de ordens sobre esta nova linha de obrigações do Tesouro ao longo desta quarta-feira até amanhã ao final da manhã. Nessa altura será então tomada a decisão final de executar a transação – o que será expectável, a menos que haja uma alteração material de mercado.
Isto significa que tanto a dimensão da operação como o pricing será decidido amanhã em função da procura. Atualmente, o benchmark da linha de obrigações do Tesouro a 10 anos está a negociar com uma yield de 2,977%, podendo antecipar-se que a nova linha deverá apresentar um preço perto dos 3%.
A última operação sindicada a 10 anos realizada pelo IGCP foi realizada há precisamente um ano, com a República a colocar no mercado 4 mil milhões de euros pelo preço de 2,875% por via de uma obrigação com maturidade a 20 de outubro de 2034, tendo na altura contado com uma procura 4,85 vezes acima da oferta.
É importante notar que a operação de Portugal decorre numa altura de grande atividade no mercado por parte de “concorrentes” diretos. Já esta semana, na terça-feira, a Bélgica realizou a primeira emissão sindicada do ano, também a 10 anos com maturidade a 22 de junho de 2035, num montante de 7 mil milhões de euros pela qual pagou 3,141%.
E esta quarta-feira é a vez da Itália ir ao mercado para se financiar em até 15 mil milhões de euros numa sindicação de obrigações de duas parcelas, que inclui o lançamento de 10 mil milhões de euros de uma nova linha a 10 anos e a emissão de 5 mil milhões de euros de obrigações verdes a 20 anos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal avança com emissão sindicada de obrigações a 10 anos
{{ noCommentsLabel }}