SpaceX de Elon Musk lança satélite português que vai mapear os oceanos

É o primeiro de uma constelação de 12 satélites que irá permitir o mapeamento dos oceanos. O lançamento da LusoSpace acontece 30 anos depois do primeiro satélite português ter chegado ao Espaço.

A LusoSpace, empresa nacional dedicada à área do espaço, vai lançar o seu primeiro satélite na próxima terça-feira na Califórnia através da SpaceX, empresa do empresário norte-americano Elon Musk.

O PoSat 2, batizado em homenagem ao primeiro satélite português a chegar ao espaço em 1993 (PoSat 1), é o primeiro satélite comercial nacional e o primeiro da futura constelação ATON. Vai permitir mapear os oceanos através da monitorização das alterações climáticas e criação de novos serviços de segurança. Portugal já lançou três satélites, mas este será o primeiro satélite comercial nacional.

Este sistema único a nível mundial fornecerá informações cruciais, incluindo áreas de maior tráfego marítimo, atividades ilegais, derrames de petróleo, icebergs à deriva, zonas de condições meteorológicas adversas, entre muitas outras. Um verdadeiro marco na monitorização e segurança dos oceanos.

CEO da LusoSpace

Ivo Yves Vieira

“O futuro de Portugal está no mar, e a LusoSpace está a liderar essa jornada com uma inovação revolucionária: o Waze dos oceanos através de uma constelação de 12 satélites”, afirma o CEO da LusoSpace citado em comunicado. “Este sistema único a nível mundial fornecerá informações cruciais, incluindo áreas de maior tráfego marítimo, atividades ilegais, derrames de petróleo, icebergs à deriva, zonas de condições meteorológicas adversas, entre muitas outras. Um verdadeiro marco na monitorização e segurança dos oceanos”, nota Ivo Yves Vieira, que trabalhou no final da década de 1990 como engenheiro de I&D no primeiro satélite português.

A LusoSpace diz ser pioneira na introdução da tecnologia VDES (VHF Data Exchange System) em constelações de satélites. A empresa liderada por Ivo Yves Vieira explica que “esta tecnologia traz benefícios únicos ao ambiente marítimo que vão transformar a forma de comunicar no mar: possibilidade de comunicar bidirecionalmente entre terra e os navios, alertas mais rápidos e a possibilidade de criptografar mensagens, algo que até à data não é possível”.

 

Equipa da LusoSpace com o presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, e o professor Carvalho Rodrigues, conhecido como o pai do primeiro satélite português.LusoSpace

Por sua vez, o presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, parabeniza a LusoSpace e realça que com este lançamento, a empresa vai posicionar-se “como futuro provedor de serviços para comunicações globais com navios”. “A Agência Espacial Portuguesa continuará a apoiar a LusoSpace e o setor nacional para celebrarmos as conquistas da nossa engenharia, da nossa ciência, do nosso talento e, todos, transformarmos Portugal numa nação Espacial”, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SpaceX de Elon Musk lança satélite português que vai mapear os oceanos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião