Cerca de 100 carros de bombeiros parados por falta de seguro

  • ECO Seguros
  • 12 Janeiro 2025

As associações "não arriscam circular". A liga dos bombeiros apela "a que mantenham essa posição até a ANEPC entregar um certificado de isenção de obrigação de seguro”.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) não lançou para este ano o concurso para renovação dos seguros das suas viaturas, entregues às associações de bombeiros. Segundo avançou o Correio da Manhã, por causa da ausência de seguro, várias corporações mandaram parar de circular cerca de uma centena de veículos que eram utilizados diariamente, indicou a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) ao jornal.

Segundo o vice-presidente da LBG, Eduardo Correia, a confederação soube das situações “através do contacto de um corpo de bombeiros, que é proprietário de uma viatura de socorro, logo assume o seguro da mesma, e que foi contactado por um comando sub-regional para estar preparado, porque as corporações vizinhas tinham carros parados por falta de seguro”. “As associações não arriscam, talvez por causa do acidente de Odemira. Apelamos a que mantenham essa posição, pelo menos até a ANEPC entregar um certificado de isenção de obrigação de seguro”, explicou o vice-presidente.

O acidente em questão ocorreu a 2 de janeiro quando se despistou um veículo de combate a incêndios florestais na estrada que liga Boavista dos Pinheiros a Saboia, no conselho de Odemira, Beja, quando os bombeiros regressavam do combate a um incêndios. Três bombeiros ficaram feridos e um acabou por falecer.

Eduardo Correia explicou ao Correio da Manhã o enquadramento legal da decisão de parar os veículos. Diz estar “no decreto-lei 291/2007, que regulamenta o uso de seguro automóvel. O artigo 9.º do mesmo decreto define as condições de isenção de seguro”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cerca de 100 carros de bombeiros parados por falta de seguro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião