Governo confiante no crescimento económico. “Números do 4º trimestre foram significativamente bons”
Ministro das Finanças considera que números provisórios indicam "um bom quarto trimestre", dando "maior robustez na previsão de crescimento económico".
O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, afirmou esta quarta-feira que há sinais de que a economia portuguesa registou um “bom” desempenho na reta final do ano passado, permitindo maior confiança na concretização da previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,8%.
A posição de Miranda Sarmento foi transmitida durante a audição regimental que decorre esta manhã na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP).
“Os números do quarto trimestre foram significativamente bons. Existiu uma boa aceleração económica. Os números ainda são provisórios, mas indicam um bom quarto trimestre”, afirmou.
Segundo o governante, estes dados levam a uma “maior robustez na previsão de crescimento económico”.
Em causa estão os indicadores de compósito da atividade – que revela “uma aceleração significativa da atividade” – e do consumo privado, que também registou uma aceleração face ao mesmo período de 2023.
A economia portuguesa cresceu 1,9% em termos homólogos no terceiro trimestre de 2024 e 0,2% na comparação em cadeia. O Instituto Nacional de Estatística (INE) irá divulgar a estimativa rápida sobre a evolução do PIB no quarto trimestre e na totalidade de 2024 a 30 de janeiro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo confiante no crescimento económico. “Números do 4º trimestre foram significativamente bons”
{{ noCommentsLabel }}