Concurso de armazenamento de energia vai apoiar 43 projetos com 100 milhões de euros

Este concurso, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com uma dotação total de 99,75 milhões de euros, visa promover o armazenamento de energia renovável.

O concurso de quase 100 milhões de euros destinado a reforçar a flexibilidade e a sustentabilidade do sistema elétrico nacional aprovou 43 projetos, informou esta quinta-feira o Ministério do Ambiente e Energia.

Este concurso, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com uma dotação total de 99,75 milhões de euros, visa promover o armazenamento de energia renovável e reduzir a dependência de fontes de energia fóssil. Com um total de 79 candidaturas submetidas, foram aprovados 43 projetos, que receberão financiamento para a instalação de pelo menos 500 megawatts (MW) de capacidade de armazenamento de energia na rede elétrica pública.

Entre os vencedores, estão projetos de empresas como Iberdrola, Galp, Greenvolt, Hyperion e Navigator. A maior solar fotovoltaica do país, Solara4, também viu o seu projeto ser aprovado e avançará com o maior investimento, de 16 milhões de euros. Muito perto fica o investimento da promotora Revendosol, de 14 milhões de euros.

Estes são, contudo, resultados preliminares. As candidaturas ainda podem pronunciar-se e requerer esclarecimentos até ao dia 21 de janeiro de 2025.

O apoio a projetos inovadores como estes é essencial para garantir um futuro mais verde e eficiente“, afirma a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, citada no comunicado. Na mesma nota à imprensa, lê-se que as iniciativas selecionadas permitirão avanços significativos na descarbonização do sistema energético e na transição para uma economia mais verde, alinhando-se com as metas estabelecidas no Plano Nacional de Energia e Clima 2030.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Concurso de armazenamento de energia vai apoiar 43 projetos com 100 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião