Portuguesa Oscar expande para Reino Unido para ajudar nas limpezas

Startup portuguesa quer "expandir para múltiplos países da Europa durante 2025, sendo o Reino Unido o primeiro novo mercado". Já fatura cerca de 20 milhões.

João Marques, CEO da Oscar

Depois de no ano passado ter expandido para Espanha, a startup de serviços domésticos Oscar tem um novo mercado europeu na mira: o Reino Unido. “O primeiro novo mercado” onde a startup portuguesa quer chegar este ano, já no primeiro semestre. Em Espanha, onde já está a operar em 16 cidades, o plano é “abrir uma nova cidade a cada semana“. Uma nova ronda está nos planos e apontada para o primeiro trimestre.

“Os planos de expansão para 2025 passam por consolidar a presença e o negócio em Espanha — alargar o número de cidades e de clientes —, assim como lançar o Oscar no Reino Unido, o que deverá acontecer já durante o primeiro semestre do ano. Em 2025, queremos que o Oscar esteja disponível em todas as cidades espanholas, atualmente, estamos em 16. O plano é abrir uma nova cidade a cada semana”, revela João Marques, fundador e CEO do Oscar, ao ECO.

Um esforço de expansão que está a levar a startup a ponderar uma nova injeção de capital, depois de em maio ter levantado seis milhões de euros, elevando para mais de sete milhões de euros o capital angariado no mercado. “Estamos neste momento na fase de angariação de uma ronda estratégica com esse propósito”, admite o CEO, sem adiantar valores. Quanto a prazos aponta para o primeiro trimestre.

De Espanha, bons ventos de negócio

Espanha foi o primeiro mercado de internacionalização da Oscar. “Está a correr melhor do que esperávamos”, garante João Marques. “Nesta fase, estamos a crescer quatro vezes mais rápido em Espanha do que em Portugal o que, para nós, dada a dimensão do mercado vizinho, são excelentes notícias que, por um lado, validam a necessidade do mercado e, por outro, a qualidade e a consistência dos serviços que prestamos”, diz.

A adoção da app por parte dos clientes espanhóis é “muito superior à esperada, sendo o fator ‘recomendação’ um dos principais motores de crescimento”, afirma o responsável. Atualmente, estão a “crescer 60%, mensalmente no mercado de Espanha, sendo que, em apenas seis meses, o negócio cresceu 14 vezes“, detalha.

Valores que dão otimismo para a evolução do negócio. “Espanha tem um enorme potencial. Assumindo a taxa de crescimento atual, esperamos crescer entre sete e dez vezes nos próximos 12 meses, apenas em Espanha“, adianta.

O número de utilizadores que em Espanha recorrem à Oscar não é revelado, mas globalmente a app tem mais de 500.000 clientes, segundo dados partilhados pelo CEO.

Esperamos quadruplicar este número nos próximos 12 meses. O nosso objetivo é expandir para múltiplos países da Europa durante 2025, sendo o Reino Unido o primeiro novo mercado onde queremos chegar este ano“, revela.

Quais os mercados europeus na trajetória de expansão, João Marques não revela. “Quando começamos a operar num novo mercado, olhamos para três fatores essenciais: rating médio de serviço, tempo médio de resposta dos profissionais e crescimento do número de novos utilizadores”, começa por explicar.

“O grande objetivo para o nosso próximo mercado passa por atingir um crescimento ainda mais acentuado do que aquele que conseguimos em Espanha, posicionando-nos como líderes nesse mercado em menos de dois anos (tal como aconteceu em Portugal)”, acrescenta.

Com Portugal e Espanha a darem contributo ao nível de receitas, “duplicámos o volume de negócio dos últimos seis meses. Atualmente, estamos perto dos 20 milhões de euros de volume de negócio anual“, adianta, sem detalhar o peso do mercado internacional neste resultado.

Para 2025, a estimativa é de crescimento no volume de negócios: “entre 60 e 80 milhões por ano. Mais de 50% de novos mercados internacionais.”

Quanto a reforços de equipa? “Estamos permanentemente à procura de talento, tanto em Portugal como em novos mercados, mas somos muito exigentes com as pessoas que trazemos para trabalhar connosco”, diz. Contam atualmente com 40 pessoas, a trabalhar no mercado ibérico, num modelo presencial, com escritórios em Lisboa, Porto e Madrid.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portuguesa Oscar expande para Reino Unido para ajudar nas limpezas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião