Antiga Sonae Capital engorda rede de ginásios “low cost” até aos 40
Negócio de ginásios detido pela holding da família Azevedo vai continuar a crescer em 2025 com a abertura de duas unidades da Solinca e de 16 da marca Element, que já levou para a Chéquia.
Depois de ter investido mais de 10 milhões de euros no ano passado para fazer crescer a marca Element Gyms de 14 para 24 ginásios, a SC Fitness, que detém também a rede Solinca, tem um plano de expansão para chegar até ao final de 2025 com 40 unidades neste segmento “low cost”, adiantou ao ECO o presidente executivo, Bernardo Novo.
O gestor da empresa detida pela SC Investments — resultou da reestruturação do portefólio da Sonae Capital e pertence a 100% à Efanor, holding da família Azevedo – adianta que, após abrir em Canidelo (Gaia) a 30 de dezembro, prosseguiu “a bom ritmo” em janeiro com aberturas em Braga, Águas Santas (Maia), Castelo Branco e Oeiras (Taguspark), e chega ainda este mês ao Campo Pequeno (Lisboa).
“Dos novos ginásios, cinco foram construídos de raiz e um foi uma aquisição. O mercado português pode continuar a consolidar e a SC Fitness quer liderar esse movimento. Em 2024 assumimos a gestão de vários ginásios e, neste momento, temos outros processos de negociação e avaliação em curso que esperamos concluir nos próximos meses”, avança Bernardo Novo.
O mercado português pode continuar a consolidar e a SC Fitness quer liderar esse movimento. Em 2024, assumimos a gestão de vários ginásios e, neste momento, temos outros processos de negociação e avaliação em curso.
Criada no final de 2020 e acelerada pela pandemia que fez cair a pique a faturação dos ginásios, a Element tem um processo de gestão 100% digital, desde a inscrição até à frequência, com a promessa de “democratizar do fitness, tornando o treino mais autónomo e acessível a todos os jovens”. E foi com esta marca que a família Azevedo decidiu internacionalizar o negócio dos ginásios em 2024.
O líder da SC Fitness contabiliza que, neste momento, já tem quatro ginásios “em plena operação” na Chéquia, na região da Morávia, e “com uma performance muito positiva”. “Temos uma abertura prevista para abril e, no segundo semestre, iremos continuar a crescer” neste país do leste europeu, acrescenta.
Questionado sobre se está a ser avaliada a expansão para outros países, Bernardo Novo responde que está “focado em consolidar a operação na Chéquia e crescer durante 2025”. “Em paralelo”, completa o gestor da empresa controlada pela SC Investments, que este ano vai entrar com hotel na Madeira e somar uma unidade turística no Algarve, está “obviamente atento a oportunidades que surjam noutros mercados, mas sem fazer disso um a prioridade”.
A SC Fitness soma mais de 1.000 colaboradores e fechou o último exercício com uma “faturação a rondar os 63 milhões de euros”. No que toca à marca principal detida pela empresa, a rede da Solinca está a operar com 35 ginásios e no planeamento para este ano está a abertura de mais duas localizações, uma delas ainda no primeiro trimestre, refere o CEO, sem fornecer mais detalhes.
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