Novos secretários de Estado já tomaram posse

  • ECO e Lusa
  • 14 Julho 2017

São oito e chegam apenas três meses antes da data de entrega do Orçamento do Estado para o próximo ano. António Costa dedicou uma palavra de agradecimento aos governantes cessantes.

Os oito novos secretários de Estado já tomaram posse esta sexta-feira à tarde, naquela que é a terceira e maior remodelação do Executivo de António Costa. Além da saída de sete secretários de Estado, foi ainda criada uma nova secretaria de Estado da Habitação, assumida pela arquiteta Ana Pinho.

Os novos secretários de estado do XXI Governo Constitucional, da esquerda para a direita: Ana Paula Baptista Grade Zacarias, secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Eurico Jorge Nogueira Leite Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacionalização, Tiago Barreto Caldeira Antunes, secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, António Manuel Veiga dos Santos Mendonça Mendes, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Maria de Fátima de Jesus Fonseca, secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, Ana Teresa Cunha de Pinho Tavares Lehmann, secretária de Estado da Indústria, Ana Cláudia da Costa Pinho, Secretária de Estado da Habitação, e Miguel João Pisoeiro de Freitas, secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural durante a cerimónia de tomada de posse no Palácio de Belém, em Lisboa, 14 de julho de 2017.JOÃO RELVAS/LUSA

A remodelação afeta cinco ministérios: Negócios Estrangeiros, Presidência e Modernização Administrativa, Finanças, Economia, e Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

Assistiram a esta cerimónia 14 dos 17 os ministros do executivo – estiveram ausentes o ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino – e também os secretários de Estado exonerados, com exceção de Fernando Rocha Andrade, que tutelava os Assuntos Fiscais.

No final da cerimónia, após cumprimentar os novos governantes, o primeiro-ministro, António Costa, atravessou a sala dirigindo-se aos ex-secretários de Estado presentes, que cumprimentou, começando por Margarida Marques, a quem deu dois beijinhos e disse “muito obrigado”.

As nomeações dos novos governantes e respetivas exonerações foram divulgadas na quinta-feira no portal da Presidência da República, após a reunião semanal do chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, com o primeiro-ministro, António Costa, no Palácio de Belém.

O primeiro-ministro, António Costa, agradeceu aos secretários de Estado exonerados “pelo contributo que deram ao Governo e aos portugueses” e desejou felicidades aos oito novos governantes.

“Só queria dizer duas palavras: primeiro, de agradecimentos aos senhores e senhoras secretários de Estado que hoje cessaram funções pelo contributo que deram ao governo e aos portugueses. E uma segunda palavra aos que hoje iniciam funções desejando, naturalmente, que tenham as maiores felicidades no exercício dessas funções para executarmos bem o programa do Governo”, afirmou António Costa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novos secretários de Estado já tomaram posse

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião