EUA querem vender carros americanos na UE. “Isso tem de ser corrigido”, diz Secretário de Estado do Comércio

  • Lusa
  • 29 Janeiro 2025

“Mas o facto de não podermos vender carros americanos na Europa não está certo e isso também tem de ser corrigido”, realçou ainda Howard Lutnick.

As tarifas sobre os produtos chineses que entram nos Estados Unidos devem ser “as mais elevadas”, disse esta quarta-feira Howard Lutnick, nomeado para secretário do Comércio do país, na sua audiência de confirmação no Senado americano.

“Penso que as tarifas sobre a China devem ser as mais elevadas. Os nossos adversários devem ser alvo das mais elevadas tarifas”, afirmou Lutnick, citado pela agência AFP. “Mas o facto de não podermos vender carros americanos na Europa não está certo e isso também tem de ser corrigido”, realçou ainda.

A campanha presidencial de Donald Trump baseou-se em promessas de protecionismo económico, incluindo junto de economias como a canadiana, a mexicana ou a chinesa. Além destes países, Trump já ameaçou aplicar tarifas às transações com UE, Bolívia ou Dinamarca – devido ao território da Gronelândia.

O Presidente norte-americano disse, este mês, aos líderes empresariais reunidos no Fórum Económico Mundial, em Davos (Suíça), para fabricarem os seus produtos nos Estados Unidos, caso contrário “terão de pagar tarifas”.

“A minha mensagem para todas as empresas do mundo é simples: venham fabricar os vossos produtos na América e beneficiarão de alguns dos impostos mais baixos do mundo. Mas se não os fabricarem nos Estados Unidos, o que é um direito vosso, então, muito simplesmente, terão de pagar direitos aduaneiros”, declarou Trump, numa intervenção por videoconferência.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA querem vender carros americanos na UE. “Isso tem de ser corrigido”, diz Secretário de Estado do Comércio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião