5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

De dados sobre o mercado de crédito à visita do comissário Moscovici a Portugal, passando por resultados da banca dos EUA e os inventários de crude, há muito a que os investidores devem estar atentos.

Lisboa acolhe esta terça-feira o comissário Moscovici, responsável pela pasta dos Assuntos Económicos, dia em que o Banco de Portugal também divulga o último relatório trimestral sobre a evolução do mercado de crédito. Mas há muito mais a que os investidores devem estar com atenção. É o caso dos dados sobre o sentimento económico da zona euro, mas também os resultados de alguns dos maiores bancos norte-americanos. Nota ainda para os dados sobre os inventários de petróleo nos EUA relativos à última semana.

Moscovici reúne com Carlos Costa

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, vai estar esta terça-feira em Lisboa, onde terá encontros com responsáveis do Banco de Portugal, e com o primeiro-ministro António Costa, com quem terá uma “reunião de trabalho”. Mas o primeiro encontro será com o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, e com a administradora do banco central, Elisa Ferreira. Esta reunião acontece poucos dias depois de as instituições europeias terem assinalado que “a recuperação do setor financeiro tem tido progressos positivos, mas ainda não se encontra concluída”.

Inquérito sobre o mercado de crédito

Nesta terça-feira, o Banco de Portugal divulga as conclusões do último inquérito trimestral aos bancos sobre o mercado de crédito. Este inquérito permite fazer um balanço relativamente à concessão de crédito prestada pelos maiores grupos bancários nacionais no segundo trimestre do ano. Dá ainda a conhecer a visão desses mesmos bancos face ao que esperam para os próximos três meses nesse âmbito. Nomeadamente, se anteveem uma maior ou menor procura e oferta de crédito, mas também se as condições de financiamento vão tornar-se mais ou menos flexíveis.

Como vai o sentimento económico na Europa?

À medida que a economia europeia dá alguns sinais de melhoria, também os investidores vão melhorando as suas expectativas relativamente à zona euro. Nesta terça-feira será feito um teste a esse sentimento, dia em que será divulgado o índice ZEW — medida do sentimento económico — para a área do euro e relativo ao mês de julho. Desde o último mínimo, registado em julho do ano passado, que este indicador tem apresentado um rumo ascendente consistente. Será que a leitura de julho irá dar continuidade a essa tendência?

Resultados da banca norte-americana

Depois do JP Morgan e do Citigroup, na passada sexta-feira, chega a vez de outros dois gigantes do setor financeiro norte-americano prestarem as suas contas relativamente ao segundo trimestre do ano: o Bank of America e o Goldman Sachs. De salientar que o setor bancário dos EUA passou recentemente nos testes de stress da Reserva Federal dos EUA. Um “exame” que pôs as instituições financeiras à prova através de vários cenários adversos hipotéticos, revelando um fortalecimento do setor.

Revisita aos inventários de petróleo nos EUA

As cotações do petróleo têm estado sob pressão, tanto em alta como em baixa, consoante os sinais que apontam para uma maior ou menor dificuldade por parte dos países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) em colocar um travão à produção da matéria-prima. Um dos elementos que também contribui para a subida ou queda das cotações do “ouro negro” são os inventários nos EUA. Os dados sobre os inventários de petróleo relativos à semana passada poderão ditar mais um dia de fortes flutuações das cotações. Os números serão divulgados pelo instituto de Petróleo Americano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião