5 coisas que vão marcar o dia

Os mercados vão receber resultados financeiros de cotadas e entram em vigor taxas aduaneiras recém-impostas pelos EUA e Canadá. BdP, INE e Eurostat divulgam dados. 

No dia em que se conhecem os dados mais recentes das taxas de juro e novos empréstimos, e o INE e Eurostat divulgam estatísticas, está marcado o 6.º Conselho Interministerial para a Digitalização. Espera-se um dia agitado para os mercados, já que a dona da Google e outras cotadas apresentam resultados financeiros e entram em vigor as taxas aduaneiras impostas pelos EUA à China e ao Canadá.

Banco de Portugal divulga dados das taxas de juro e novos empréstimos

O Banco de Portugal (BdP) vai divulgar as taxas de juro e montantes de novos empréstimos e depósitos de dezembro do ano passado. Segundo os últimos dados divulgados, houve uma ligeira desaceleração no setor especialmente no crédito à habitação. Em novembro, as novas operações de empréstimos a particulares totalizaram 2.982 milhões de euros, registando uma diminuição de 106 milhões face ao mês anterior.

INE e Eurostat divulgam dados

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar dados sobre as contas do setor de bens e serviços ambientais relativos a 2022. Lá fora, o Eurostat publica estatísticas sobre as licenças de construção em outubro de 2024 e o volume de negócios industrial em novembro do mesmo ano.

Alphabet e Spotify apresentam resultados financeiros

Esta terça-feira será animada para investidores que aguardam resultados financeiros. A Alphabet, dona da Google, divulga resultados do 4.º trimestre e anuais de 2024, a UBS também apresenta resultados, assim como BNP Paris, a Spotify, Pfizer, Snap e Nintendo.

Entram em vigor tarifas dos EUA à China

Entra em vigor o decreto presidencial do presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, que determina a imposição de taxas aduaneiras de 10% aos produtos provenientes da China. Já as investidas americanas sobre o Canadá e o México foram adiadas por 30 dias.

6.º Conselho Interministerial para a Digitalização

Esta marcado para esta terça-feira o 6.º Conselho Interministerial para a Digitalização (CID), que conta com a participação da secretária de Estado da Justiça, Maria José Barros. O CID é o órgão responsável por assegurar a implementação das prioridades políticas de modernização e digitalização alinhadas em sede de Conselho de Ministros, por integrar as respetivas políticas nas iniciativas setoriais e por monitorizar o progresso da implementação. É presidido pela ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, e tem como participantes os secretários de Estado de cada área governativa com o pelouro do digital.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião