“Protecionismo é lamentável”, diz Maria Luís Albuquerque

  • ECO
  • 3 Fevereiro 2025

A comissária europeia considera que as tarifas, como as defendidas por Donald Trump", "prejudica a todos".

Num momento em que os EUA iniciam uma guerra comercial, com a aprovação de novas tarifas a vários países, a comissária europeia para os Serviços Financeiros classifica de “lamentável” o protecionismo como o defendido por Donald Trump. “O protecionismo, do ponto de vista económico, é lamentável”, diz Maria Luís Albuquerque, em entrevista à RTP3, transmitida esta segunda-feira. “Prejudica todos”, acrescenta, incluindo quem pensa “que se está a proteger e o resto do mercado mundial”.

Mas perante o cenário no outro lado do Atlântico – com tarifas de 25% aprovadas pelos EUA ao Canadá e de 10% à China a avançar esta terça-feira –, a antiga ex-ministra das Finanças afirma que a Europa, agora, “tem de fazer a sua parte” para “resolver os seus próprios problemas”. Até porque a União Europeia também está na lista da Casa Branca para futuras taxas alfandegárias. Entre as prioridades, e que é uma das missões de Maria Luís Albuquerque em Bruxelas, está a União dos Mercado de Capitais.

“Eliminar as barreiras, que fazem com que existam 27 mercados distintos, cada um demasiado pequeno”, sublinha a comissária portuguesa, que defende que os mercados de capitais “precisam de escala, dimensão” para serem eficientes.

O problema da Europa “não é falta de dinheiro”, acredita Maria Luís, que volta a fazer o diagnóstico: “Nós temos um mercado que está muito fragmentado e, por essa razão, não é possível, de uma forma eficiente, canalizar os recursos existentes para aquelas que são as necessidades”, como a indústria da defesa ou a transição digital e energética.

Com um mercado unificado, a comissária crê que os investidores podem olhar para outros ativos para lá do imobiliário. “Se tivermos um mercado mais equilibrado, em que os investidores tenham oportunidade de investir nas empresas – com a vantagem que tem para empresas – também vai reduzir a pressão sobre o imobiliário”, rematou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Protecionismo é lamentável”, diz Maria Luís Albuquerque

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião