GC&C, Descartes Underwriting e Twelve Capital unem-se para novo fundo exposto ao mercado segurador

  • ECO Seguros
  • 15:31

O fundo está disponível para investidores profissionais em Portugal e será gerido pela Twelve Capital, a Descartes Underwriting contribui com avaliação de risco e a Lumyna fornece a infraestrutura.

A Generali Global Corporate & Commercial (GC&C), subsidiária do grupo Generali que oferece soluções de seguro a médias e grandes empresas, une-se à Descartes Underwriting e à Twelve Capital para o lançamento de um novo fundo de investimento ligado a seguros paramétricos denominado Lumyna – Twelve Capital Parametric ILS Fund.

Christian Kanu, CEO da Generali Global Corporate & Commercial (GC&C) afirma que esta solução proporciona “oportunidades únicas para investidores e clientes, enquanto ajuda empresas e comunidades a construírem resiliência contra riscos naturais”.

Os títulos ligados a seguros (mais conhecidos por Insurance-Linked Securities e ILS) são ativos de investimento cujo valor está relacionado com riscos não financeiros ligados a seguros, como desastres naturais e outros riscos especializados seguráveis.

Nesse sentido, investidores “terão acesso a um portfólio que inclui obrigações catastróficas (‘Cat Bonds’) e apólices de seguros paramétricos para perigos naturais, aproveitando a experiência de mercado de liderança da GC&C e Descartes”, lê-se no comunicado que apresenta o produto. O fundo destina-se a investidores profissionais de 17 países, incluindo Portugal, esclarece a Twelve Capital.

Este fundo é gerido pela Twelve Capital, enquanto a Descartes Underwriting contribui com a sua capacidade de avaliação de risco e de desenvolvimento dos seguros paramétricos e a Lumyna, parte da Generali Investments, fornece a infraestrutura e apoio em marketing.

Importa salientar que os seguros paramétricos são uma cobertura personalizada de acordo com a intensidade de um evento e a perda calculada previamente, relacionada com o fluxo de receitas ou a estrutura de custos do cliente. Por isso, os especialistas calculam os riscos para uma seguradora em cobrir determinado risco e acorda com o cliente e corretor ou mediador o montante de indemnização tendo em conta as características específicas do risco.

Para o CEO da GC&C este produto proporciona “oportunidades únicas para investidores e clientes, enquanto ajuda empresas e comunidades a construírem resiliência contra riscos naturais”, afirma Christian Kanu.

No comunicado o grupo segurador indica que o objetivo desta iniciativa é expandir o uso de soluções de seguros para catástrofes naturais paramétricas. Além disso, as companhias visam melhorar a sua capacidade de subscrição de riscos e reforçar a sua posição neste segmento de seguros.

O grupo segurador destaca ainda que esta iniciativa combina mecanismos tradicionais de resseguro com tecnologias avançadas como inteligência artificial para combater a lacuna de proteção contra desastres naturais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

GC&C, Descartes Underwriting e Twelve Capital unem-se para novo fundo exposto ao mercado segurador

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião