Rahim, o filho mais velho do Aga Khan IV, nomeado sucessor

Escolha consta do testamento de Aga Khan IV, que morreu terça-feira, em Lisboa. Documento foi aberto e o anúncio da sucessão é oficial.

Rahim Aga Khan foi o escolhido pelo príncipe Aga Khan IV, que morreu esta terça-feira, para lhe suceder à frente da comunidade ismaelita mundial, de acordo com comunicado oficial divulgado esta tarde.

Rahim é o filho mais velho de Shah Karim al Hussaini, príncipe Aga Khan, 49.º Imam hereditário dos muçulmanos ismaelitas, e da sua primeira mulher, a princesa Salimah. A partir de agora, passa a ser referido como príncipe Rahim Aga Khan V.

Nasceu a 12 de outubro de 1971, estudou na Philips Academy Andover, nos Estados Unidos, e formou-se em 1995 na Universidade Brown, do mesmo país, com um bacharelato em Literatura Comparada, antes de concluir um programa de desenvolvimento executivo em gestão e administração na IESE Business School da Universidade de Navarra, em Barcelona, Espanha.

Tem dois filhos da sua ex-mulher, a princesa Salwa: os príncipes Irfan e Sinan, nascidos em 2015 e 2017, respetivamente.

Está ativamente envolvido na gestão da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento há mais de 20 anos, na qual integra vários órgãos. É presidente do comité executivo do Fundo para o Desenvolvimento Económico (AKFED) e supervisiona o ciclo anual de planeamento orçamental da instituição.

Rahim Aga Khan preside também ao Comité para o Ambiente e o Clima, que lidera o trabalho da rede na proteção ambiental e mitigação dos efeitos das alterações climáticas, o que inclui um compromisso em garantir que as operações globais da rede atingem zero emissões líquidas de carbono até 2030.

Segundo um comunicado, tem dado também muita atenção ao trabalho das instituições da comunidade ismaelita dedicadas ao serviço social, nomeadamente no que respeita à melhoria de condições de vida dos mais pobres, através de educação e do empreendedorismo.

O Príncipe Rahim encontra-se regularmente com líderes de governos, organizações internacionais e com a sociedade civil para fortalecer as suas relações com o Imamat Ismaili e para fazer avançar os esforços da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento para melhorar a vida de comunidades vulneráveis e marginalizadas”, acrescenta o documento.

Rahim tem dois irmãos: Hussain e Aly Muhammad. Há ainda uma filha, Zahra Aga Khan, que é aliás a mais velha dos quatro filhos.

No entanto, de acordo com a tradição, a sucessão nunca passaria por Zahra. Normalmente, a liderança do Imamat Ismaili passa de pai para filho. A única exceção foi mesmo o Aga Khan IV, falecido esta semana, que em 1957 sucedeu ao seu avô, por decisão testamentária deste.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rahim, o filho mais velho do Aga Khan IV, nomeado sucessor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião