Galp e farmacêutica Eli Lilly são as maiores exportadoras para os EUA. Fábrica de armas estreia-se no ‘top 10’

Exportações portuguesas para os Estados Unidos subiram 1,5% em 2024 para 5,3 mil milhões de euros, com o país a manter-se o principal destino das vendas para fora da União Europeia.

A Petrogal, empresa detida pela Galp, destronou a farmacêutica Eli Lilly e, em 2024, liderou o ranking das 10 principais empresas exportadoras em Portugal para os Estados Unidos. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) cedidos ao ECO revelam ainda que existe uma estreia neste ‘top’ face ao ano anterior: a Browning Viana, detida pelo grupo belga FN Herstal, fabricante de armas e artigos de desporto.

As exportações portuguesas para os Estados Unidos subiram 1,5% em 2024, face a 2023, para cerca de 5,3 mil milhões de euros, mantendo-se como o principal destino fora da União Europeia e o quarto na globalidade dos países, com um peso de 6,7%.

Em 2024, entre as principais empresas em Portugal que venderam bens aos Estados Unidos mantiveram-se três farmacêuticas: a americana Eli Lilly Export, a Hikma Farmacêutica e a portuguesa Hovione Farmacêutica. A presença no ‘top 10’ não é novidade, mas a ordem alterou-se ligeiramente face a 2023.

A Eli Lilly, conhecida pelos medicamentos para a diabetes, não tem uma fábrica de produção em Portugal, mas é atualmente uma das principais exportadoras no país porque importa matéria-prima e, através de um acordo com uma empresa local, transforma em território nacional o produto, que posteriormente é exportado como produto acabado, enquanto a Hikma conta atualmente com quatro fábricas no país.

Em terceiro lugar no ranking está a Continental Mabor (pneus), mantendo o mesmo lugar do ano passado. Na lista incluem-se ainda a Repsol, a Amorim Cork e a General Electric Renewable, bem como as estreantes Navigator e Browning Viana. Como o ECO conta aqui, fundada em 1973 e detida pela belga FN Herstal, a Browning Viana (situada no Alto Minho) é uma das maiores fabricantes mundiais de armas de caça e desporto.

Principais empresas exportadoras para os Estados Unidos, em 2024:

  1. Petrogal (2º lugar em 2023)
  2. Eli Lilly (1º lugar em 2023)
  3. Continental Mabor (3º lugar em 2023)
  4. Hikma (5º lugar em 2023)
  5. Hovione (4º lugar em 2023)
  6. Repsol (6º lugar em 2023)
  7. Amorim Cork (9º lugar em 2023)
  8. The Navigator Company
  9. Browning Viana
  10. General Electric Renewable (7º lugar em 2023)

De fora, ficaram a Altice Labs, que ocupou o oitavo lugar em 2023, e a Metalogalva, que ficou em 10º lugar anteriormente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp e farmacêutica Eli Lilly são as maiores exportadoras para os EUA. Fábrica de armas estreia-se no ‘top 10’

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião