Comissão Europeia promete proteger empresas europeias das tarifas de Trump

  • Lusa e ECO
  • 10 Fevereiro 2025

União Europeia espera "notificação oficial" das tarifas dos EUA ao aço e alumínio. Já o chefe da diplomacia francesa afirma que haverá "hesitação quando se trata de defender" os interesses europeus.

A Comissão Europeia disse esta segunda-feira que vai proteger os interesses das empresas europeias, mas refere ainda que não recebeu “nenhuma notificação oficial” sobre novas tarifas norte-americanas anunciadas pelo Presidente dos Estados Unidos.

“Não vamos responder a anúncios gerais sem mais pormenores ou esclarecimentos escritos”, escreveu a Comissão Europeia num comunicado, sublinhando que vai responder no sentido de proteger os interesses das empresas europeias em caso do que chamou medidas injustificadas.

Antes da difusão do comunicado da Comissão Europeia, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo francês, Jean-Noel Barrot, afirmou que a União Europeia vai retaliar contra as novas tarifas anunciadas por Donald Trump sobre as importações de aço e alumínio, como fez quando o Washington tomou medidas semelhantes em 2018.

“Vamos retaliar novamente”, disse Barrot à estação de televisão TF1 referindo-se à posição da União Europeia quando Donald Trump tomou uma decisão semelhante durante primeiro mandato como chefe de Estado. “Não há hesitação quando se trata de defender os nossos interesses”, disse.

Barrot acrescentou que a Comissão Europeia em 2018 tinha um mandato para agir no sentido da resposta face aos Estados Unidos. Hoje, o ministro francês não adiantou pormenores sobre eventuais medidas de retaliação. O Governo alemão alertou esta segunda-feira que as tarifas prometidas por Donald Trump sobre as importações europeias “prejudicariam todos os países”.

Em conferência de imprensa, o porta-voz do ministério da economia alemão, Korbinian Wagner, afirmou que a principal economia europeia, dependente das suas exportações para os Estados Unidos, vê “com preocupação os anúncios de novas taxas alfandegárias” e “quer evitar estas medidas”, avançou a AFP.

Os novos impostos sobre o alumínio e o aço vão subir os custos para os produtores europeus, ao mesmo tempo que “aumentarão a pressão sobre os preços” nos Estados Unidos, enfatizou Korbinian Wagner.

Numa declaração separada, o ministro da Economia e do Clima, Robert Habeck, apelou à “continuação do caminho de cooperação com os Estados Unidos, que beneficia ambas as partes”. O responsável garantiu também que a Europa está preparada para reagir de “forma unida e determinada face a restrições comerciais unilaterais”.

A Alemanha tornou-se cada vez mais dependente das suas exportações para os Estados Unidos, que atingiram 163,4 mil milhões de euros em 2024, ou 10,5% do total das suas exportações. Donald Trump indicou que iria tomar uma decisão “muito em breve” a este respeito.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissão Europeia promete proteger empresas europeias das tarifas de Trump

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião