Costa descreve África do Sul como parceiro fiável da UE e anuncia cimeira a 13 de março
O presidente do Conselho Europeu anunciou ainda uma cimeira bilateral entre a UE e a África do Sul para o próximo dia 13 de março.
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, descreveu esta segunda-feira a África do Sul como um “parceiro fiável e previsível” da União Europeia (UE), e anunciou uma cimeira bilateral a 13 de março.
“Na minha conversa telefónica com o Presidente Cyril Ramaphosa, salientei o empenho da UE em aprofundar os laços com a África do Sul, enquanto parceiro fiável e previsível”, escreveu António Costa, numa publicação na rede social X. “Aguardo com expectativa a cimeira bilateral África do Sul-UE de 13 de março”, acrescentou o responsável.
Tweet from @eucopresident
Nesta chamada telefónica, que se segue a várias outras com líderes africanos – como o Presidente moçambicano, Daniel Chapo, na sexta-feira, e o Presidente angolano, João Lourenço, esta segunda –, António Costa disse ter manifestado “pleno apoio da UE à liderança da África do Sul no G20 e à sua ambição de reforçar a cooperação multilateral e o Pacto para o Futuro, a fim de abordar as questões mundiais mais prementes”.
A África do Sul assume, desde dezembro passado e até novembro de 2025, a presidência rotativa do G20, o grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana. Sucede nesta liderança ao Brasil e é o primeiro país africano a fazê-lo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Costa descreve África do Sul como parceiro fiável da UE e anuncia cimeira a 13 de março
{{ noCommentsLabel }}