Clima económico não estava tão bom desde junho de 2002

  • ECO e Lusa
  • 19 Julho 2017

O consumo privado continua a subir, as exportações aumentaram, e o clima económico está em máximos de 15 anos, diz o Instituto Nacional de Estatística.

O indicador de clima económico em Portugal prolongou em junho a subida registada desde o início do ano, atingindo máximos de 15 anos, e o indicador de atividade económica voltou a subir em maio, divulgou esta quarta-feira o INE na sua Síntese Económica de Conjuntura.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de clima económico, que é calculado através de inquéritos a empresas de vários setores de atividade, subiu para os 2,1 pontos em junho (2,0 pontos em maio). Este indicador aumentou entre janeiro e junho, atingindo o valor máximo desde junho de 2002, sinaliza.

Também o indicador de atividade económica viu um aumento entre março e maio, após ter estabilizado em fevereiro. Desde agosto de 2016 que este indicador está a subir continuamente.

Mais sinais positivos vêm do lado das famílias. O consumo privado aumentou em maio, tal como já o tinha feito em abril, e o consumo corrente teve o contributo positivo mais intenso, tanto na compra de bens alimentares como não alimentares.

A componente de consumo duradouro, por sua vez, manteve-se estável neste período. Esta refere-se à compra de automóveis, por exemplo, que inclui a venda de automóveis ligeiros de passageiros, que acelerou ligeiramente.

Também a formação bruta de capital fixo, a riqueza criada pelas empresas portuguesas, continuou a subir, “prolongando a expressiva trajetória ascendente iniciada em junho de 2016”.

Segundo o INE, esta continuação da subida marcada deve-se em parte ao setor da construção, que é o que teve o contributo mais expressivo. O indicador de confiança da construção e obras públicas, aliás, está no seu máximo desde setembro de 2002, a crescer desde dezembro de 2012.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Clima económico não estava tão bom desde junho de 2002

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião