EY assessora grupo Vapo no negócio com a Prio

A equipa de 'advisory' nesta operação, que aumentou a rede de postos de combustível da Prio para mais de 300, foi composta pelos consultores António Oliveira, Ricardo Fernandes e Tomás Nunes.

A consultora EY Portugal assessorou o grupo Vapo, responsável pela gestão nacional da marca de gasolineiras Q8, na venda de 55 postos de abastecimento de combustível dessa rede à Prio. O serviço de advisory foi realizado através de uma equipa composta por António Oliveira (sócio), Ricardo Fernandes (sócio) e Tomás Nunes.

O negócio em causa, cujo valor não foi publicado, envolveu a alienação das empresas CPCPC e FavoriteHome, que estavam ligadas à Q8, à Prio e fez com que a empresa se tornasse na quarta maior rede de gasolineiras em Portugal com 305 postos de combustível.

O acordo incluiu a exploração imobiliária do espaço (posto) em si, confirmou ao ECO a Prio. “A compra envolveu tanto os postos Q8 quanto a imobiliária Favorite Home, porque faziam parte do mesmo negócio. A empresa que foi comprada organizava os seus ativos e operações separadamente – ou seja, os bens (como imóveis) estavam sob uma empresa (Favorite Home), e a gestão desses bens estava sob outra (CPCPC). Mas, no final, tudo fazia parte do mesmo modelo de negócios”, explicou fonte oficial da empresa, à data da transação.

A nível jurídico, esta compra/venda contou com a assessoria da Abreu Advogados, do lado da Prio, e da Morais Leitão, que esteve a apoiar também o grupo Vapo. “Uma transação complexa, cuja estruturação e negociação decorreram ao longo de cerca dois anos”, explicou o advogado João P. Monjardino, de Direito Comercial e Societário, através de uma publicação nas redes sociais.

Fundado em 2009, o grupo Vapo tem sede em Guimarães e estava há uma década com a representação exclusiva da Q8, marca da Kuwait Petroleum Internacional (KPI), a nível nacional. O volume de negócios em 2023 ascendeu a 54 milhões de euros, de acordo com os dados de consultoras especializadas.

No ano passado, a EY entrou em 40 operações de M&A num valor total de 1.975 milhões de euros, de acordo com a base de dados TTR.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EY assessora grupo Vapo no negócio com a Prio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião