Conheça as seguradoras favoritas dos corretores espanhóis
O estudo conduzido pela associação dos corretores espanhóis apresenta quais os ramos melhor avaliados, as seguradoras com quem têm melhores relações e lança pistas para melhorar a cooperação.
Há 8 anos que não há melhorias significativas na satisfação das corretoras espanholas na sua relação com seguradoras – o que revela que as distribuidoras querem que as empresas produtoras de seguros tomem medidas mais firmes para alcançar uma melhoria real e duradoura nas relações entre ambas.

Segundo os dados recolhidos pela Adecose junto de 84% (126) das corretoras associadas e avançados pela Inese, a satisfação global com a qualidade dos serviços prestados pelas seguradoras desceu ligeiramente para 6,70 em 2024 contra 6,78 no ano anterior.
O barómetro realça a baixa pontuação histórica atribuída pelos corretores aos serviços na área de sinistros, que este ano se manteve em 6,5. A associação indica que tal mostra que os processos e a atenção na gestão de sinistros continuam a ser uma fonte de insatisfação para os corretores.
A associação espanhola fundada em 1977 que representa corretores independentes de seguros e resseguro recolheu mais de 1.500 inquéritos para chegar a estes dados.
Na apresentação do relatório realizado esta quarta-feira o presidente da Adecose, Martín Navaz sublinhou a importância de quantificar o nível de satisfação. “Muitas vezes, a nível individual, as pessoas dizem que uma empresa é boa ou má com base na sua experiência pessoal, mas este estudo procura fornecer uma visão mais objetiva com base na opinião coletiva dos nossos membros”, assinala Martín Navaz.
Quais são as seguradoras favoritas dos corretores espanhóis?
Onze seguradoras superaram a barreira considerada “notável”, de 7 pontos para cima – uma a menos que em 2023. As três melhor avaliadas pelos corretores são a Surne (7,77 pontos), Cigna (7,67) e Hiscox (7,46).
Surgem posteriormente a Iris Global (7,31), Asefa (7,3), Ergo Seguro de Viajes (7,29), Arag (7,27), Reale Seguros (7,23), Markel (7,22), Berkley (7,09) e Solunion (7).
Reale seguros líder no ramo menos apreciado
No ramo com a pontuação mais baixa (6,29), frotas, a Reale Seguros é a seguradora mais valorizada. A seguradora também é apontada como a melhor nos seguros automóvel e danos patrimoniais a particulares.
Já a seguradora valorizada em mais ramos é a Surne que se destaca nos seguros de Acidentes Individuais, Acidentes Coletivos, Vida Risco Individual, Vida Risco Coletivo, Poupança/Pensões de Vida Individuais e Poupança/Pensões de Vida coletivas.
Quanto aos ramos mais valorizados, Assistência em Viagem está em primeiro lugar (7,04), com Perdas Pecuniárias e Seguro de Crédito (7,03) em segundo e a fechar o pódio, Responsabilidade Civil (6,95). No extremo oposto, depois de frotas surgem os seguros de Risco Político (6,49), saúde individual (6,66) e seguro de caução (6,67).
Corretores querem modernização e agilidade
O barómetro identificou os aspetos-chave que os corretores consideram essenciais aperfeiçoar para melhorar a relação com as seguradoras. Destaca-se a necessidade de melhorar a agilidade do serviço, visto que consideram que os tempos de espera continuam excessivos.
Personalização da comunicação com foco nas capacidades técnicas dos interlocutores para resolver mais eficazmente os problemas são apontados como aspetos a melhorar juntamente com a modernização dos processos online e pedem uma maior transparência quanto aos prémios dos seguros.
Ainda que a pontuação relativa ao uso de dados pelas seguradoras tenha melhorado face a 2023, desde 2019 piorou três pontos percentuais. Mais de metade (53%) dos inquiridos considera que os dados não são frequentemente usados para o fim pelo qual foram fornecidos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Conheça as seguradoras favoritas dos corretores espanhóis
{{ noCommentsLabel }}