5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 5 Março 2025

Em dia de audições, a separação das freguesias volta ao Parlamento e sabe-se detalhes dos empréstimos para comprar casa. Lá fora, começa reunião do BCE e é divulgado plano para setor automóvel na UE.

Esta quarta-feira será marcada pelo debate e votação de mais uma moção de censura ao Governo e pela reapreciação do veto do Presidente da República à separação das freguesias, assim como pela divulgação dos dados quanto aos empréstimos para a compra de casa.

Parlamento debate moção de censura do PCP

A Assembleia da República vai debater e votar esta quarta-feira a segunda moção de censura ao Governo em menos de duas semanas, desta vez apresentada pelo PCP. Com chumbo garantido, a atenção irá recair nas explicações que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, dará sobre a polémica empresa familiar Spinumviva. O início do debate está marcado para as 15h.

Separação das freguesias volta ao plenário

O Parlamento reaprecia o veto de Marcelo Rebelo de Sousa à separação das freguesias. O diploma prevê a criação de 302 novas freguesias no país e foi aprovado em janeiro na Assembleia da República com os votos contra da Iniciativa Liberal e Chega. O presidente da República vetou o diploma apresentando “três dúvidas” e tecendo críticas ao processo legislativo e prazos do novo mapa de freguesias. Agora, os deputados têm três opções em cima da mesa: confirmar o texto original – o que requer a maioria absoluta dos deputados em efetividade de funções (116), caso se verifique o presidente tem 8 dias para promulgar o diploma; alterar o diploma, seguindo-se nova votação ou arquivar o processo.

Quantos empréstimos foram pedidos para compra de casa?

O Banco de Portugal (BdP) vai divulgar as estatísticas de crédito à habitação e das taxas de juro e montantes de empréstimos e depósitos, ambas relativas a janeiro deste ano. Os últimos dados divulgados indicam que a contratação de créditos à habitação atingiu um novo recorde em 2024 com os bancos a concederam 17,6 mil milhões de euros em novos contratos. De acordo com a instituição, o aumento dos empréstimos para a compra de casa deveu-se sobretudo à maior procura de mutuários com menos de 35 anos, impulsionados pela entrada em vigor em agosto do decreto-lei “que isenta de IMT e de imposto do selo a compra da primeira habitação por jovens até aos 35 anos”, indicou o BdP.

Começa reunião do Conselho de Governantes do BCE

Arranca esta quarta-feira a reunião de dois dias do Conselho de Governantes do Banco Central Europeu (BCE) cujas decisões que de lá resultarão acerca da política monetária e das taxas de juro serão conhecidas no último dia da reunião que decorre em Frankfurt. Às 14h00 (hora de Lisboa), 45 minutos após divulgadas as decisões, a presidente Christine Lagarde explicará detalhadamente as razões subjacentes às últimas decisões de política monetária.

Como é que a UE vai impulsionar o setor automóvel?

A Comissão Europeia vai apresentar esta quarta-feira o plano de ação europeu para o futuro da indústria automóvel. O plano abordará tópicos regelantes para o setor como, por exemplo, a garantia de acesso a talentos e recursos, a promoção da inovação tecnológica, desenvolvimento de veículos da próxima geração e o estabelecimento de um quadro regulamentar “pragmático e previsível”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião