Filas mais demoradas no aeroporto levam ANA a vigiar atividade do SEF
Gestora aeroportuária monitorizou atividade do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras na sequência do aumento das horas de espera no controlo de passaportes à entrada no aeroporto de Lisboa.
O aumento das horas de espera no controlo de passaportes no aeroporto de Lisboa levou a gestora ANA a vigiar a atividade dos agentes do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). E os dados da gestora aeroportuária são reveladores: em média, apenas 11 das 16 cabines do SEF foram utilizadas por dia durante o mês de junho, revela o Expresso. O Diário de Notícias mostra que as esperas de mais de uma hora para entrar na capital subiram 500% desde o início do ano.
De acordo com o semanário, a ANA esteve a monitorizar o trabalho do SEF por observação local e através de um sistema com câmaras e software. Os dados mostram que somente em 12 dias as boxes onde os inspetores do SEF fazem o controlo de fronteiras estiveram ocupadas acima dos 80% da capacidade total durante junho.
Citando dados da gestora de aeroportos, também o Diário de Notícias revela (acesso gratuito) que em metade dos dias de 2017 houve passageiros que aterraram no aeroporto de Lisboa a esperar mais de uma hora no controlo de passaportes do SEF.
Em comparação com os registos dos anos anteriores, aquele jornal conclui que a situação está a agravar-se. “Em 2016, apenas em 9% dos dias houve filas de mais de 60 minutos e em 2015 em 7,2%”, afirma. “Comparando os primeiros seis meses deste ano, com igual período de 2016, o aumento do número de dias a ultrapassar a hora de espera foi de 500%”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Filas mais demoradas no aeroporto levam ANA a vigiar atividade do SEF
{{ noCommentsLabel }}