Blackstone vende centros comerciais em Portugal e investe em Israel

Fundo de private equity norte-americano vai investir 350 milhões de euros numa empresa tecnológica israelita num momento em que prepara a venda de centros comerciais em Portugal.

O fundo Blackstone está em negociações avançadas para comprar 40% de uma empresa tecnológica israelita por 400 milhões de dólares (340 milhões de euros), isto depois de ter sido noticiado esta semana que o private equity fund americano está a preparar a venda de pelo menos quatro centros comerciais em Portugal num negócio avaliado em 900 milhões de euros.

A empresa em questão é a NSO, fundada em 2009 por Omri Lavie e Shalev Hulio e que fabrica software para análise de informação de dispositivos móveis. De acordo com a imprensa israelita, citada pela agência Reuters, outro investidor — a ClearSky — deverá juntar-se ao Blackstone com a aquisição de uma participação de 10%.

Em 2014, a companhia de private equity Francisco Partners adquiriu uma posição maioritária na NSO por 120 milhões de euros. Mas agora esta sociedade poderá concretizar uma venda de parte dessa participação num negócio quatro vezes superior ao montante investido inicialmente. Há cerca de mês e meio a NSO distribuiu um dividendo de 230 milhões de dólares que não será incluído neste negócio.

Com esta transação, a Francisco Partners irá deter 40% da NSO, a Blackstone e a Clearsky irão ficar com outros 40%. Os restantes 20% ficarão distribuídos pelos dois fundadores (6% cada um) e pelos 500 trabalhadores da empresa (8%).

O investimento do fundo Blackstone no mercado tecnológico israelita acontece numa altura em que prepara a venda de parte da sua carteira de imobiliário em Portugal. Estará a preparar a alienação do Sintra Retail Park, do Forum Sintra, do Forum Montijo e do Almada Forum. O conjunto dos quatro centros comerciais poderão estar avaliados no intervalo entre 750 milhões e 900 milhões de euros, montante que caso a operação avance tornar-se-á na maior venda de imobiliário em pelo menos uma década.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Blackstone vende centros comerciais em Portugal e investe em Israel

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião