Blackstone prepara venda de centros comerciais em Portugal

O fundo de private equity estará a preparar a venda do Sintra Retail Park, do Forum Sintra, do Forum Montijo e do Almada Forum, apurou a Bloomberg. Poderá render até 900 milhões de euros.

O americano Blackstone estará a preparar a venda de pelo menos quatro centros comerciais em Portugal. Em causa estará a alienação do Sintra Retail Park, do Forum Sintra, do Forum Montijo e do Almada Forum, segundo apurou a Bloomberg junto de duas fontes próximas do processo.

A agência de notícias procurou confirmar junto de representantes daquele que é um dos o maiores private equity do mundo se de facto tem a intenção de se desfazer desses ativos situados nos arredores da capital portuguesa, que declinaram fazer qualquer declaração a esse propósito. Também a JLL, que terá sido a escolhida para mediar essa venda, não teceu qualquer comentário. Contactada pelo ECO, a consultora de imobiliário também se escusou a fazer qualquer declaração se seria a mediadora escolhida ou se teria recebido contactos de compradores eventualmente interessados.

O conjunto dos quatro centros comerciais poderão estar avaliados no intervalo entre 750 milhões e 900 milhões de euros, montante que caso a operação avance tornar-se-á na maior venda de imobiliário em pelo menos uma década, em Portugal, afirmou Cristina Arouca, diretora da consultora de imobiliário CBRE, citada pela Bloomberg.

A confirmar-se, essa alienação acontece numa altura em que o imobiliário português tem beneficiado de uma acentuada valorização, com taxas de crescimento que superam as de países como o Reino Unido e a Alemanha. A consultora de imobiliário CBRE estima que o investimento em propriedade comercial poderá crescer para um recorde de três mil milhões de euros este ano, em Portugal, o que corresponde a mais de duas vezes o valor observado em 2016.

De recordar que a Blackstone começou a apostar no negócio dos centros comerciais em Portugal em 2013, um ano antes de Portugal ter saído do resgate financeiro. Nessa ocasião comprou a Multi Corporation, gestora do Sintra Retail Park e do Forum Sintra. Dois anos mais tarde adquiriu o Almada Forum e o Forum Montijo a um fundo gerido pelo Commerzbank, uma operação cujo valor estimado terá sido de 330 milhões de euros.

O Forum Sintra está em funcionamento desde 2011 e apresenta 189 lojas, 20 restaurantes, sete salas de cinema, hipermercado e parque de estacionamento. O Sintra Retail Park nasceu há 17 anos, dispondo atualmente de 19 lojas de grande dimensão e parque de estacionamento próprio. No que respeita aos dois centros comerciais situados na margem sul do Tejo, o Almada Forum que foi inaugurado em setembro de 2002 destaca-se com 251 lojas, 35 restaurantes, 14 salas de cinema, hipermercado e parque de estacionamento. Já o Forum Montijo, em funcionamento desde 2003, possui 160 lojas, praça de alimentação, hipermercado, retail park, salas de cinema e parque de estacionamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Blackstone prepara venda de centros comerciais em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião